Posto usa auxiliar administrativa para cobrir férias de farmacêutico

Posto usa auxiliar administrativa para cobrir férias de farmacêutico

A farmácia da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos (SP), colocou uma auxiliar administrativa para fornecer medicamentos durante o período de férias do farmacêutico responsável pelo local. A funcionária, apesar de ter feito um curso de auxiliar de enfermagem, não exerce essa função no órgão municipal.

A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico checou as informações e descobriu que a pessoa está fornecendo as medicações, mediante as receitas, de produtos que não necessitam de uso controlado.

Leia também: Prefeitura quer substituir farmacêutico por enfermeiro em atividade privativa

O farmacêutico responsável pela farmácia deverá retornar em 24 de março. Os pacientes que necessitam de medicamentos de uso controlado estão sendo orientados para retirá-los na unidade da Vila São José, onde tem um farmacêutico atendendo.

Vale destacar que, no caso de fornecimento de qualquer medicamento, o farmacêutico é sempre o profissional indicado, pois, apenas ele saberá passar orientações corretas aos pacientes, tanto em relação ao uso do produto, como sobre o tratamento. Mesmo com prescrição médica, a atenção farmacêutica é um serviço insubstituível prestado à população.

Pacientes descontentes

Segundo informações divulgadas pelo G1, muitos pacientes estão se queixando da falta de um farmacêutico na unidade de saúde. Ao portal, a dona de casa, Cleia Benedita Ferrante, disse que levou a neta à farmácia em busca de amoxilinia, mas encontrou o local fechado. “A gente teve que ir ao Centro de Especialistas buscar os remédios. Está um absurdo, às vezes não tem remédio, às vezes a farmácia está fechada”, disse.

A falta de medicamentos também foi relatada por outros usuários. Luiza do Carmo Divino da Silva disse que não encontrou um produto que precisa tomar, devido à sua operação no coração: “Tenho que tomar pelo resto da vida, não posso ficar sem de jeito nenhum”.

Posição da Prefeitura

Em relação à falta de profissionais, de acordo com o G1, a Prefeitura informou que está tomando as devidas providências e verificando o que pode ter acontecido, já que existe apenas um farmacêutico responsável para atender nos distritos.

O órgão municipal ainda informou que abriu um concurso para farmacêuticos na região, entretanto, nenhum profissional teria demonstrado interesse na vaga até o momento.

Já quanto à falta de produtos, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade reforçou que os medicamentos, de uso controlado, serão liberados apenas na unidade da Vila São José.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS