Farmácias de manipulação têm alta de 8% apenas no primeiro trimestre

Farmácias de manipulação têm alta de 8% apenas no primeiro trimestre

Em recente levantamento, a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) relatou que o segmento de farmácias de manipulação apresentou alta de 8% nos primeiros três meses de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Conforme divulgado pelo portal Segs, essa alta foi verificada em uma pesquisa realizada pela entidade com estabelecimentos associados.

Além disso, o estudo apontou que a demanda da população por medicamentos de manipulação está relacionada à pandemia da Covid-19, uma vez que nos meses de pico o consumo chegou a crescer até 50%.

Crescimento acompanha agravamento da pandemia

Além do atual resultado, de março a dezembro de 2020, uma pesquisa da Anfarmag revelou que houve aumento da atividade das farmácias de manipulação. Esse desempenho ocorreu paralelamente com os momentos em que foram registradas altas de casos da Covid-19 no País.

De acordo com a entidade, neste período, as farmácias de manipulação intensificaram o atendimento aos usuários diretos, mas também por hospitais, que buscam formulações para atender aos pacientes acamados e entubados, que, frequentemente necessitam de um medicamento adaptado de acordo com cada necessidade individual.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“As farmácias de manipulação atendem pacientes acamados e entubados. Há um atendimento direto à nossa população e, obviamente, disponibilizamos aos profissionais médicos uma ampla possibilidade de medicamentos e formulações, além das demais instituições do país para que, conjuntamente, possamos enfrentar os difíceis dias que estamos enfrentando”, explicou o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti.

Ainda de acordo com a Anfarmag, de forma geral, houve, também, o aumento na venda de medicamentos e produtos complementares, como álcool gel e vitaminas para aumento da imunidade.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Importância do farmacêutico no desempenho do setor

As farmácias de manipulação, também chamadas de farmácias magistrais, são essenciais para o tratamento de pacientes, afinal, estes estabelecimentos são responsáveis por “manipular doses individualizadas, adequadas a cada indivíduo e a cada patologia, melhorando a sua qualidade de vida”, conforme explica o  farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

Poloni lembra que o crescimento da farmácia de manipulação depende do seu principal profissional, ou seja, o farmacêutico, que, por sua vez, deve estar em constante atualização e ser valorizado como tal.

Além disso, ele endossa que o cenário da pandemia contribuiu para a alta apresentada no setor de manipulação, que passou a ser alternativa à escassez de medicamentos nos balcões das farmácias tradicionais.

“O aumento das vendas nesse estabelecimento pode ter sido estimulado pelos medicamentos utilizados para Covid-19, que, em muitos locais e momentos da pandemia, houve esgotamento dos mesmos nas farmácias, restando estoque nas farmácias de manipulação”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Medicamentos, Farmácia de Manipulação

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS