Procon autua farmácias com aplicação de injetáveis em área imprópria

Procon autua farmácias com aplicação de injetáveis em área imprópria

Em ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro e a secretaria de Fazenda, o Procon de São Pedro da Aldeia, autuou dez farmácias com irregularidades, entre elas, aplicação de injetáveis em local inapropriado.

De acordo com as informações do G1, além desse agravante, o Procon verificou muitas outras inconformidades.

Entre elas, havia medicamentos armazenados de forma inadequada, materiais perfurocortantes sem local para descarte, venda de produtos vencidos ou próximos ao vencimento sem especificação e geladeiras para armazenamento em temperatura inadequada.

O Procon encontrou até mesmo farmácia que não tinha um farmacêutico responsável durante o horário de funcionamento. Cabe lembrar que a presença deste profissional é obrigatória a todas as farmácias.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com o Procon, uma farmácia estava com documentação irregular por ausência de farmacêutico responsável desde 2020. No entanto, ainda assim, continuava recebendo e comercializando medicamentos de uso controlado. Segundo o órgão, neste caso, a loja e o fornecedor dos medicamentos serão autuados.

Ainda com base nas informações do Procon, todos os dez estabelecimentos advertidos têm o prazo de 15 dias para responderem ao processo administrativo e se adequarem às diretrizes.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Importância da fiscalização em farmácias

O farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, pontua que a fiscalização de farmácias e drogarias é de extrema importância, pois, esses estabelecimentos são de saúde, logo, devem oferecer qualidade e segurança aos paciente.

Ele reforça a obrigatoriedade do farmacêutico responsável para atender à população e, alerta que todos podem denunciar quando notarem essa ou qualquer inconformidade nas farmácias.

“Nesses estabelecimentos, o único profissional capacitado para isso é o farmacêutico, cuja presença é obrigatória. Logo, a população deve denunciar a falta de farmacêutico, bem como desconformidades com a legislação vigente quanto aos parâmetros sanitários”, explicou.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Aplicação de Vacinas, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS