Raia Drogasil entre as 10 empresas que mais empregam no Brasil

Raia Drogasil entre as 10 empresas que mais empregam no Brasil

Raia Drogasil figura no ranking das 10 empresas que mais geram empregos formais no Brasil, segundo o Ministério da Economia com análise e divulgação do portal Metrópoles. A pandemia mudou o perfil das companhias que mais empregam, com o setor farmacêutico em alta.

Uma das maiores novidades do ranking foi a entrada de um grupo do varejo farmacêutico entre as maiores empregadoras. A rede de farmácias Raia Drogasil, que engloba as marcas Droga Raia, Drogasil e Drogaria Onofre, ocupa a nona posição, com cerca de 58 mil colaboradores.

De acordo com o levantamento do Metrópoles, o perfil das firmas que mais empregam pessoas com carteira assinada no Brasil mudou significativamente entre 2019, último ano antes da pandemia do novo coronavírus, e 2021. Há dois anos três empresas do setor de telemarketing estavam entre as 10 que mais tinham vínculos formais. Atualmente, apenas uma está na lista.

Naquele ano quem liderava a classificação era a empresa de telemarketing Atento Brasil. Ela caiu para oitavo neste ano. Atualmente, o ranking é liderado por duas empresas estatais: Banco do Brasil, com 120 mil vínculos formais, e os Correios, com 117,5 mil funcionários. Além disso, apenas quatro empresas estão nas duas listas: Atento Brasil, BRF, Seara e Itaú.

As mudanças no perfil dos empregos formais indicam o movimento do mercado de trabalho durante a pandemia, revelou ao Metrópoles o professor do departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Alberto Ramos. “Um problema da pandemia é que tem choques setoriais. Alguns setores estão crescendo e outros são muito afetados”.

Um dos ramos mais afetados pela pandemia foi o de telemarketing, acelerando uma tendência que já existia no setor, de automação. “A substituição de mão de obra por capital (máquinas ou robôs) é uma tendência latente no segmento. A pandemia muito provavelmente acelerou isso”, destacou Ramos.

De acordo com o professor, essa questão traz um dilema para o pós-pandemia, quando ele chegar. “As pessoas que ficaram desempregadas estão preparadas para ocupar vagas que serão criadas em outros setores? Essa mudança tem um custo econômico e pessoal”, frisou.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Droga Raia tem mais de 300 vagas abertas

Hoje (7/6), a Droga Raia está com 198 vagas abertas para farmacêuticos em todo o País. Os profissionais atuarão na linha de frente de atendimento à população. Há vagas também para outros cargos, como atendente de loja, consultor de beleza e estagiários. No total, são 369 oportunidades disponíveis.

Não foi revelada a remuneração, mas a Droga Raia informa que o salário é compatível com o mercado, além de plano de carreira e participação nos lucros. São oferecidos como benefícios: auxílio refeição ou alimentação, assistência médica e odontológica, auxílio desenvolvimento, vale-transporte, seguro de vida e auxílio-farmácia.

Para o cargo de farmacêutico, é exigida a formação superior, e o profissional deve ter disponibilidade para operar por escala, podendo trabalhar sábados, domingos e feriados. Ele atuará nas lojas, tendo contato direto com os clientes, prestando consultoria farmacêutica, aplicando medicamentos injetáveis, treinando a equipe e organizando os medicamentos psicotrópicos e termolábeis.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Para atuar nas grandes redes de drogarias, o farmacêutico deve estar atento às novidades e ampliar seus conhecimentos, conforme destaca o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“O farmacêutico deve possuir os conhecimentos técnicos necessários da área em que vai atuar”, defende Poloni, em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ. “Obviamente, essas competências devem estar alinhadas à ética e à responsabilidade, inerentes ao profissional farmacêutico”, enfatiza.

Por fim, o farmacêutico dá uma dica para quem deseja ampliar suas competências: “O conhecimento técnico, o farmacêutico pode adquirir por meio de instituições de ensino e pelos conselhos regionais de farmácia, por meio das comissões assessoras”.

Aos interessados em participar do processo seletivo basta acessar o site Vagas.com e selecionar o cargo e a região em que pretende atuar.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Drogarias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS