Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

A atenção farmacêutica especializada em geriatria

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O Brasil está envelhecendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida para as mulheres é de 78,8 anos. Já para os homens o índice chega até 71,6 anos. Superando essa previsão, em algumas localidades é fácil encontrar idosos com 80, 90 e até 100 anos (embora bem menos comum). Esse acontecimento se deve muito à evolução da medicina e da ciência, que vêm auxiliando a humanidade a driblar possíveis falhas com ajuda dos medicamentos e de outros tratamentos.

Os 6 argumentos de quem não pratica a Atenção Farmacêutica

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Você, farmacêutico que atua no varejo, é daqueles que engrossam o coro dos que têm medo de exercer a atenção farmacêutica em sua plenitude, com receio de errar na execução? A pergunta pode até parecer jocosa para muitos... mas saiba que há um contingente de profissionais que evita a prática da atenção farmacêutica por alguns motivos facilmente compreensíveis. Se você é um deles, vai se reconhecer. Entenda as alegações:

A prescrição farmacêutica em casos de doenças causadas pelo aedes aegypti

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O ministro da Saúde, Marcelo Castro, assegurou que o Brasil está tomando todas as medidas necessárias para combater o mosquito aedes aegypti e a microcefalia. O detalhamento das ações do governo federal foi apresentado no final de fevereiro de 2016, durante a sessão de debates temáticos realizada no plenário do Senado sobre a situação do vírus zika no País. Castro descreveu ainda os recursos para prevenção e controle do mosquito aedes aegypti: os repasses federais cresceram 39% nos últimos anos (2010-2015), passando de R$ 924,1 milhões para R$ 1,29 bilhão. Para 2016, a previsão é de um incremento de R$ 580 milhões, uma vez que o valor chegará a R$ 1,87 bilhão. Além disso, foi aprovado no orçamento um adicional de R$ 500 milhões para o combate ao Aedes.

Revolução Tecnológica

A revolução tecnológica no PDV

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Você trabalha no varejo farmacêutico? Se você é uma pessoa afinada com as novas tecnologias, pode estar considerando que é questão de sobrevivência manter um sistema de gestão eficiente, com mecanismos para saber quem são os melhores funcionários, os melhores parceiros, quem são os clientes e o que eles compram (e não compram), qual é o estoque, qual é a quantidade máxima e mínima que se deve manter na loja etc. A pergunta dos especialistas é: você acha que isso basta? A resposta é Não! É fundamental usar e abusar de tecnologias que permitam reconhecer quem realmente é o cliente e, assim, tratá-lo de forma personalizada e fazer promoções customizadas, com maiores chances de retorno.

Os modelos de negócios farmacêuticos

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O varejo farmacêutico brasileiro, na mesma medida em que promove desafios, também oferece grandes oportunidades para farmacêuticos que desejam empreender no setor. No Brasil, podem ser encontrados empreendimentos baseados em grandes redes de drogarias, em redes associativistas, em redes de manipulação, em farmácias independentes, em franquias farmacêuticas e estabelecimentos cujo foco é a venda on-line ou a atenção farmacêutica como meio de fidelização.

Importância do setor magistral

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O ICTQ foi um dos apoiadores do evento Emprefarma 2015 – 1º Meeting de Empreendedorismo e Gestão Magistral, acontecido entre 26 a 28 de novembro, em São Paulo. O segmento está em franca expansão. No Brasil existem mais de dez mil farmácias de manipulação registradas no Conselho Federal de Farmácia e o nicho cresce atraído por faturamento alto e retorno em médio prazo.

Aplicativo persegue cada passo do consumidor dentro da farmácia

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“Isso não é uma invasão de privacidade?”, pergunta a contadora de Belo Horizonte (MG), Fátima Barbosa, ao ser indagada sobre uma nova tecnologia aplicada às farmácias. A solução possibilita aos fabricantes e varejistas uma análise detalhada do comportamento do consumidor dentro da loja, em tempo real, contemplando dados como número de visitantes expostos, engajamento médio do cliente, a frequência de retorno e a taxa de conversão – proporção entre o número de pessoas que foram expostas à promoção avaliada e de quem realmente comprou o produto. O lado intrigante dessa tecnologia é que basta o consumidor entrar na farmácia com um smartphone no bolso, que ele passa a ser monitorado automaticamente.

Alguém me ajude? Floratil ou Foradil?

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O comerciante de Santo André (SP), João Lopes de Azevedo, é hipertenso. Ele foi ao médico e saiu do consultório com uma receita cujo conteúdo era indecifrável para ele...e para muitos...Comprou o medicamento e foi para a casa. Chegando lá, fez algo que poucas pessoas fazem...e que provavelmente pode ter salvo a sua vida...ele leu a bula! Ele havia comprado o medicamento Retemic (sintomas relacionados à micção) e o médico havia prescrito o Renitec (anti-hipertensivo). Os farmacêuticos entenderão muito bem a gravidade desta troca.

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