Covid-19: Anvisa divulga alerta global das farmacopeias

Covid-19: Anvisa divulga alerta global das farmacopeias

As farmacopeias firmaram uma aliança global para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa iniciativa foi possível por meio do chamado ‘alerta de farmacopeias’, que é um mecanismo que permite discussões rápidas entre as informações técnicas para responder às necessidades urgentes de saúde pública em nível mundial. 

Segundo o órgão sanitário, as ações incluem, por exemplo, “suporte a fabricantes, a reguladores e as partes interessadas em medicamentos essenciais para resposta à pandemia”. A Agência reguladora ainda destaca que “as monografias farmacopeicas contribuem para uma avaliação objetiva da qualidade dos fármacos a partir do fornecimento de métodos, critérios de aceitação e informações de apoio”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Anvisa também enfatiza que outro resultado da parceria das farmacopeias mundiais, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi a publicação de um painel com uma lista de medicamentos investigados para possível tratamento da Covid-19, além das monografias disponíveis em cada um dos compêndios farmacopeicos. Esse material será atualizado em medida que surjam possíveis substâncias candidatas ao tratamento do novo vírus.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Saiba mais

Farmacopeia Brasileira é o código oficial farmacêutico em território nacional. Conforme explica a Anvisa, “nele são estabelecidos os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas, vegetais, medicamentos e produtos para saúde”. Por isso, esse mecanismo tem como finalidade a promoção da saúde da população, a partir de requisitos estabelecidos para a qualidade e a segurança dos insumos farmacêuticos. 

“Além de elaborar e atualizar métodos e monografias do compêndio oficial, a farmacopeia se dedica, por exemplo, à produção e à certificação de substâncias químicas de referência (SQRs) e padrões, apoio e incentivo à formação e ao aperfeiçoamento de recursos humanos na área de controle de qualidade, apoio à pesquisa científica e tecnológica e a aprovação e publicação das Denominações Comuns Brasileiras (DCBs)”, destaca a Agência em seu portal oficial.

O órgão sanitário lembra que os trabalhos de pesquisa, elaboração de monografias, ensaios laboratoriais, validação e certificação de produtos são realizados por universidades credenciadas e órgãos oficiais de controle de qualidade de medicamentos. Posteriormente, a Comissão da Farmacopeia Brasileira (CFB), nomeada pela Anvisa, homologa essas iniciativas.   

“Qualquer país pode estruturar sua própria farmacopeia ou adotar a de outros países como oficial. É importante observar que a farmacopeia reflete o avanço da ciência e da tecnologia de uma nação”, pontua a Agência.  A última versão da Farmacopeia Brasileira pode ser acessada por meio da Anvisa (veja aqui).

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, farmacopeia

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS