Alerta: criminosos usam nome da Anvisa em golpe

Alerta: criminosos usam nome da Anvisa em golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado no sábado (5/9) alertando a população sobre golpes de estelionato praticados em nome da Agência. Segundo denúncias recebidas, pessoas estão se passando por servidores da instituição, oferecendo a empresas vantagens e facilidades indevidas.

De acordo com a instituição, o golpe mais recente é praticado por um homem que usa o nome de Gilberto e que se identifica como servidor da Anvisa. Ele envia mensagens de e-mail, supostamente identificado como da Agência, e oferece vantagens na análise de processos de registro de produtos.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“As mensagens são enviadas para empresas do setor de saúde que, normalmente, mantêm relações com a Anvisa. No momento do contato, o estelionatário se apresenta como servidor da instituição e se oferece para dar provimento e celeridade ao processo”, diz a nota da Agência.

Segundo levantamento da Anvisa, a prática pode ter como base informações de processos indeferidos pela Agência, aparentemente captadas no Diário Oficial da União ou em informações públicas divulgadas no portal da instituição.

“A Anvisa informa que tal prática é ilegal e se configura como estelionato. A Agência não faz contato direto com empresas oferecendo qualquer tipo de vantagem ou facilidade, nem promessas de auxílio em quaisquer processos”, frisa o órgão regulador.

Agência já havia publicado outros alertas de golpe neste ano

Em maio, a Anvisa já havia detectado que golpistas estavam usando o nome da instituição para oferecer vantagens indevidas a empresas. O golpe era semelhante ao de agora: o estelionatário se apresentava como servidor da Agência e se oferecia para dar provimento e celeridade a recurso para processos indeferidos, mediante pagamento a ser realizado na conta corrente dos criminosos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Um mês depois, um novo comunicado da Agência revelava que pessoas estavam se passando por gestores e servidores da instituição e solicitando empréstimos e depósitos bancários que deveriam ser feitos na conta corrente dos estelionatários. Neste caso, o golpe era feito por telefone. A Anvisa reforça que não faz contato direto com empresas ou pessoas físicas por telefone.

Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias, o requerente pode entrar em contato diretamente com a Anvisa, por meio dos seus canais de atendimento: portal.anvisa.gov.br/contato, telefone – 0800 642 9782 ou e-mail – ouvidoria@anvisa.gov.br.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, ANVISA

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS