Anvisa lança documento com novas instruções para enquadramento de MIPs

Anvisa lança documento com novas instruções para enquadramento de MIPs

Com o objetivo de prestar instruções claras para as empresas farmacêuticas em relação aos peticionamentos eletrônicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo documento e planilha com instruções de processos que agilizam as análises de segurança de produtos em comercialização no país.

De acordo com a entidade, o documento traz instruções detalhadas sobre o preenchimento da Planilha para Submissão do Relatório Periódico de Avaliação Benefício-Risco (RPBR) de Medicamentos e da Planilha de Farmacovigilância para Solicitação de Enquadramento como Medicamento Isento de Prescrição (MIP) no Sistema Solicita.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) pontuou que a adoção da planilha possibilitará uma análise mais ágil e estratégica dos dados de segurança dos medicamentos apresentados pelas empresas no RPBR, fortalecendo o monitoramento dos produtos em comercialização no Brasil. 

O que muda com a automatização? 

Segundo informado pela Anvisa, o novo modelo transforma de manual para automático o processo de produção de painéis de dados com base nas informações recebidas pelas empresas.

Cabe lembrar que, anteriormente, a área técnica responsável pelo recebimento e organização dos dados precisava baixar cada planilha recebida e fazer a leitura do conteúdo para, só depois, formatar um painel com as informações sobre a empresa, o medicamento em questão, o número de registro e os eventos adversos detectados. Apenas após isso, era realizada a análise da segurança do produto, que é o foco da avaliação do RPBR. 

Com a nova metodologia, ao baixar o arquivo da empresa pelo Sistema Solicita o painel de dados será gerado automaticamente, poupando tempo da área técnica e agilizando a leitura das informações referentes à segurança do medicamento.      

Nos casos das solicitações referentes ao enquadramento como MIP, a planilha dará suporte à análise integrada dos dados de segurança dos produtos para a tomada de decisão referente ao pedido junto à Agência. 

É importante ressaltar que, a partir da avaliação desses documentos, a Anvisa pode determinar se existem novos riscos identificados para os medicamentos e/ou se houve mudanças nas respectivas relações benefícios-riscos. 

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Acesse os novos documentos

Para conferir, na íntegra, o novo documento orientativo, basta clicar aqui e acesse este link para baixar a planilha da GGMON. Ou, acesse os materiais no portal da Anvisa, nas páginas da Farmacovigilância e de Medicamentos Isentos de Prescrição.

Importância da atualização para farmacêuticos

Acompanhar as publicações da Anvisa deve ser uma rotina de na vida de qualquer farmacêutico, pois este profissional atua, também, com prescrição de medicamentos.

Assim, é importante que ele fique atento às atualizações da entidade, para assim, prestar a melhor assistência nos cuidados ao paciente, conforme aponta o professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni:

“Esse tipo de prescrição (MIP) deve ser feito pelo farmacêutico de posse das informações mais atualizadas sobre esses medicamentos, incluindo a análise de risco x benefício, bem como os efeitos adversos”, detalhou.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, ANVISA, Prescrição Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS