Vermífugo e medicamento para asma conseguem matar coronavírus em testes

Vermífugo e medicamento para asma conseguem matar coronavírus em testes

Pesquisadores sul-coreanos tiveram resultados promissores com dois medicamentos em testes laboratoriais contra o novo coronavírus (Covid-19). Um dos fármacos é o vermífugo Niclosamida, utilizado para o tratamento de teníase. O outro é o antiviral Ciclesonida, um corticosteroide inalado e usado na terapia contra a asma e a rinite alérgica.  

Na pesquisa, que foi publicada na revista especializada da Sociedade Americana de Microbiologia, Antimicrobial Agents and Chemotherapy, as duas drogas foram capazes de vencer o novo vírus em testes laboratoriais. Para o estudo, os cientistas testaram 46 medicamentos (todos já utilizados no tratamento de outras doenças) em células Vero, que é uma linhagem desenvolvida a partir de unidades celulares renais do macaco-verde-africano, sendo muito comuns no cultivo de vírus para a produção de vacinas.

O vermífugo

Em relação ao vermífugo Niclosamida, os pesquisadores destacaram que o medicamento já se mostrou eficaz, inclusive, contra outros vírus da mesma família coronavírus: "Não surpreende que seu efeito antiviral de amplo espectro tenha sido bem documentado na literatura, incluindo propriedades antivirais contra síndrome respiratória aguda grave (Sars) e síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV)”, afirmam os estudiosos, por meio de matéria publicada no Estadão.  

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Contudo, os cientistas ressaltam que há uma desvantagem no efeito da substância Niclosamida, que seria sua baixa absorção pelo organismo humano.

O antiviral  

Já sobre a ação do antiviral Ciclesonida, os pesquisadores concluem: "Com sua comprovada atividade anti-inflamatória, o Ciclesonida poderá representar uma droga potente que pode manifestar [os] papéis duplos [de antiviral e anti-inflamatório] no controle da infecção por coronavírus".

Cautela

Entretanto, vale ressaltar que é preciso cautela, pois, os testes iniciais foram realizados apenas em laboratório. Ainda é cedo para afirmar que, de fato, as substâncias serão eficazes na terapia aplicada em seres humanos. Por isso, os medicamentos ainda terão que passar por outras análises, inclusive, de órgãos reguladores que comprovem sua ação, sem apresentar riscos aos pacientes.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Outros medicamentos

Desde que começou a pandemia, há muitos medicamentos sendo testados em todo o mundo contra a Covid-19. Apenas nos Estados Unidos e em Hong Kong, pesquisadores identificaram cerca de 30 fármacos que demonstraram eficácia contra o novo coronavírus, sendo possíveis candidatos para o tratamento da doença.  

Desse total, três medicamentos já estão na fase de testes por meio de ensaios clínicos no combate à Covid-19. Uma dessas substâncias é o fármaco Remdesivir, que foi aprovado pelo Governo americano para ser utilizado em pacientes em estado grave da infecção pelo novo vírus.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS