Empresa lança teste digital gratuito para detectar Covid-19

Empresa lança teste digital gratuito para detectar Covid-19

A startup paulista Heart Care lançou um teste digital capaz de indicar a probabilidade de uma pessoa estar contaminada pelo novo coronavírus (Covid-19). O método é baseado em um protocolo de triagem realizado por meio de perguntas e respostas, que consideram os sintomas do paciente, os dados fisiológicos e os hábitos. A partir dessas informações, o sistema interpreta os dados e entrega uma resposta individualizada, em tempo real.

Em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do Portal  do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o idealizador do projeto, Daniel Santos, comentou que o teste pode, inclusive, auxiliar farmacêuticos no atendimento aos pacientes.

“Hoje existe um grande temor nas pessoas em sair de casa, seja para ir ao médico, ao supermercado, enfim, para qualquer coisa. Então, pelo fato de a farmácia conseguir se relacionar com a população é super interessante estimular que as pessoas façam esse teste, porque as encoraja em compreender os seus sintomas”, explica.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo Santos, a plataforma foi criada com a ideia de mapear a saúde da população, inclusive, como uma forma de auxílio ao poder público. “O conjunto de dados individuais coletados vai alimentar um poderoso banco de dados. Esse big data pode e deve ser usado por gestores públicos e privados para decidir as melhores estratégias de atuação diante da Covid-19”, disse ele, em matéria publicada pela revista Forbes.

De acordo com o advogado e cofundador da startup, João Raupp, a funcionalidade que a plataforma oferece foi desenvolvida seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de em descobertas de outros órgãos de saúde conceituados. O teste digital funciona com a supervisão do médico, Helio Castello, que é especializado em gestão executiva de saúde e atua como head em cardiologia intervencionista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Contudo, é importante ressaltar que o teste não pode ser interpretado como um diagnóstico definitivo. O método é apenas uma forma de triagem, principalmente, desenvolvida para estimular que a população procure auxílio médico, caso necessário.

Outras funções

Santos ressalta que a plataforma oferece uma função que pode ser bastante útil aos farmacêuticos. De acordo com ele, após o usuário preencher o formulário do serviço, ele indica quais os materiais que a pessoa está precisando encontrar na sua região, como máscaras, álcool em gel e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).

“É uma maneira de entender regiões que têm ruptura, ou seja, que as pessoas estão tendo dificuldades de encontrar determinados produtos. Então, é uma forma do farmacêutico entender que, na região dele, tem um determinado número de pessoas que precisam de certo produto que ele tem na farmácia”, explica.

Na plataforma, o teste digital é 100% gratuito. Já algumas outras funcionalidades têm um custo, pois, fazem parte do modelo de negócios da startup.

Para acessar a plataforma e realizar o teste digital é preciso entrar no portal da Heart Care (veja aqui).

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Pesquisa Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS