Covid-19: Butantan oferece testagem gratuita em estacionamento de shopping

Covid-19: Butantan oferece testagem gratuita em estacionamento de shopping

A equipe do Instituto Butantan está oferecendo testagem gratuita no estacionamento do shopping SP Market, em São Paulo, até o dia 10 de agosto de 2020. A iniciativa é uma ótima oportunidade para farmacêuticos e outros profissionais de saúde, por exemplo, que muitas vezes não conseguem fazer o teste RT-PCR, considerado o mais assertivo no diagnóstico da doença, apesar de atuarem na linha de frente de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

No local, até 200 pessoas têm feito o exame diariamente, por meio do sistema drive thru, sendo que o resultado sai após 72 horas da coleta. Contudo, o objetivo da ação é atender a um número maior de pessoas assintomáticas nos últimos dias da iniciativa. Para isso, a partir da quarta-feira (05/08), a meta irá dobrar, chegando a 400 testes realizados por dia.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A inciativa foi pensada de forma que não faça aglomerações, por isso, só é permitida a entrada de veículos de passeio, sem espaço para pedestres. Outro detalhe importante é que no decorrer dos dias de testagem não haverá cobrança de estacionamento do shopping, para que as pessoas possam comparecer ao local e realizar o exame.

Além de profissionais de saúde, a testagem também é aberta para a população. Para realizar o teste, os técnicos do Butantan retiram uma amostra obtida por meio de uma raspagem da nasofaringe, região posterior à cavidade nasal.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Diferença entre métodos

Segundo um recente artigo publicado na renomada revista científica BMJ, o teste realizado por meio do método RT-PCR (que mede a presença do vírus ativo no organismo humano) é o mais indicado para o diagnóstico da Covid-19.

Já em relação aos testes rápidos, que são realizados, inclusive, em algumas farmácias, os pesquisadores apontaram incertezas no método de testagem. "Encontramos grandes fragilidades na base de evidências para testes sorológicos para a Covid-19", destacaram os cientistas na publicação. "A evidência não apoia o uso continuado de testes sorológicos no local de atendimento para o novo coronavírus", complementaram.

Nesse sentido, vale reforçar, novamente, que a iniciativa do Butantan é extremamente útil, principalmente, para os profissionais de saúde que desejam saber se já foram expostos ao vírus, já que esses trabalhadores que estão na linha de frente de combate nem sempre conseguem realizar o teste padrão ouro sem nenhum custo.

Par quem deseja realizar o teste, o shopping SP Market é localizado no endereço: Avenida das Nações Unidas, 22540. A ação acontece entre 8h e 17h.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS