Inédito: cientistas descobrem existência de plástico em órgãos humanos

Inédito: cientistas descobrem existência de plástico em órgãos humanos

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, expuseram uma descoberta inédita: eles encontraram, pela primeira vez na história, partículas de plástico em órgãos humanos. A novidade foi anunciada por meio de um congresso virtual da Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês).

Por enquanto, os efeitos à saúde que essa descoberta poderá apresentar ainda são desconhecidos, contudo, o caso intrigou a comunidade científica, pois, foram encontradas partículas do material em pulmões, fígados, baços e rins. Ao todo, foram analisadas 47 amostras de tecido pelos pesquisadores da universidade, que identificaram o material.

As 47 amostras foram retiradas de um banco específico para o estudo de doenças neurodegenerativas. No material, foi possível identificar tipos conhecidos de plástico, como o PET, comumente utilizado em garrafas de refrigerante, por exemplo, além do polietileno, muito usado para a fabricação de sacolas plásticas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já um tipo específico de plástico, encontrado em todas as amostras, foi o bisfenol A, que, normalmente, é utilizado em embalagens e recipientes de alimentos, mesmo o material despertando preocupação em especialistas, no sentido de que possa causar algum dano à saúde.

Pesquisas

No caso de seres humanos, os possíveis danos ainda são desconhecidos. Contudo, no caso de animais, por exemplo, estudos têm associado a exposição aos microplásticos e nanoplásticos à infertilidade, inflamações e até ao câncer.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Segundo o autor do estudo da ACS, Charles Rolsky, já há investigações de que a ingestão de partículas de plásticos possa causar consequências graves à saúde dos humanos e de animais.

"Pode encontrar-se plástico contaminando o ambiente em praticamente todos os locais do globo, e em poucas décadas deixamos de ver o plástico como algo muito benéfico para o considerarmos uma ameaça", afirmou ele, em matéria publicada pelo UOL.

Ele continua: "Há provas de que o plástico está entrando no nosso corpo, mas muito poucos estudos o procuram nele. E neste momento não sabemos se este plástico é apenas um incômodo ou se representa um perigo para a saúde humana", afirma o pesquisador.

O cientista ainda destaca que estudos já mostraram como os microplásticos podem ser inseridos na cadeia alimentar humana. Segundo o UOL, em 2018, uma pesquisa revelou que esse material foi encontrado em quase todas as marcas de água engarrafada. No mesmo ano, cientistas identificaram o material em fezes humanas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS