Urgente: Bolívia vai fabricar medicamento contra a Covid-19

Urgente: Bolívia vai fabricar medicamento contra a Covid-19

O laboratório boliviano Sigma recebeu uma autorização do governo para fabricar o antiviral russo Avifavir, no último sábado (29/08), que tem sido utilizado no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

"O medicamento chegará à Bolívia da Rússia. O Sigma Corp. ficará encarregado de fabricá-lo e embalá-lo", destacou ao jornal Página Siete o diretor do Serviço de Saúde Departamental (Sedes) de Cochabamba, Yercin Mamani.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já no Facebook, o laboratório Sigma também confirmou a autorização: "Temos o prazer de anunciar que o medicamento Avifavir foi aprovado nos testes relevantes para ser admitido no uso sob prescrição na Bolívia”, explicou a companhia.

Aprovação

O Ministério da Saúde russo aprovou o uso do Avifavir em um processo acelerado enquanto realizava os ensaios clínicos, feitos por um período mais curto e com menos pessoas do que em muitos outros países, que ainda estavam em andamento.

Segundo a agência Reuters, em junho de 2020, o chefe do Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF, em sigla original), Kirill Dmitriev, confirmou que aquele país deveria disponibilizar seu primeiro medicamento aprovado contra o novo coronavírus.

E foi justamente o RDIF que anunciou, em agosto de 2020, uma assinatura de acordos com sete países latino-americanos, incluindo a Bolívia, para o fornecimento do medicamento. Contudo, com o governo boliviano o negócio incluiu o laboratório Sigma para fabricação da substância.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O medicamento

O Avifavir, conhecido pelo nome genérico de favipiravir, foi desenvolvido, inicialmente, nos anos 1990 por uma indústria farmacêutica japonesa que, posteriormente, acabou sendo adquirida pela Fujifilm, logo após a companhia migrar para o setor de saúde e ampliar os seus negócios.

Segundo Dmitriev, os pesquisadores russos modificaram o medicamento, que inicialmente foi desenvolvido para tratar outros tipos de vírus, para que ele fosse utilizado no tratamento da Covid-19.

A iniciativa de aprovar o uso do medicamento na Rússia aconteceu durante a última fase dos ensaios clínicos com 330 pacientes na Rússia, pois, o RDIF pressionou o Ministério da Saúde daquele país para que liberasse o Avifavir no tratamento da doença.

“O Avifavir não é apenas o primeiro medicamento antiviral registrado contra o coronavírus na Rússia, mas também é talvez o medicamento anti-Covid-19 mais promissor do mundo. Foi desenvolvido e testado em ensaios clínicos na Rússia em um período sem precedentes, permitindo que o Avifavir se tornasse o primeiro medicamento registrado com base no favipiravir no mundo", destacou Dmitriev, na ocasião da aprovação, à imprensa.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS