Desafio Benadryl: brincadeira perigosa na internet com medicamento causa morte

Desafio Benadryl: brincadeira perigosa na internet com medicamento causa morte

Como todo profissional de saúde sabe, o consumo de medicamentos só deve ser feito com prescrição médica ou orientação do farmacêutico. Contudo, uma brincadeira tem gerado repercussão na internet, sobretudo, devido ao seu alto grau de perigo. O caso ganhou destaque em todo mundo após uma adolescente de 15 anos morrer em Oklahoma, nos Estados Unidos, na última semana de agosto de 2020.

Segundo a emissora NBC KFOR, a jovem ingeriu uma grande quantidade de comprimidos de Benadryl, como forma de participar de um desafio na plataforma TikTok. A mesma brincadeira perigosa já havia levado ao menos outros três adolescentes ao hospital Fort Worth, no Texas, em maio de 2020.

Nos Estados Unidos, o caso está ganhando tanta repercussão que, à imprensa local, o diretor do Centro de Informações sobre Venenos e Drogas de Oklahoma, Scott Schaeffer, falou sobre o assunto e emitiu um alerta: “Grandes doses de Benadryl podem causar convulsões e, principalmente, problemas cardíacos", disse ele. "O coração tende a perder o ritmo e não bombeia o sangue com eficácia", complementou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, Shaeffer lembrou que profissionais de saúde e pais devem ficar atentos para orientar os adolescentes sobre os perigos dessa prática que tem sido divulgada nas redes sociais.

Posicionamento da indústria

Segundo o portal Yahoo, a Johnson & Johnson, responsável pela fabricação do medicamento antialérgico, emitiu um comunicado em que descreveu essa brincadeira como "extremamente preocupante e perigosa". A companhia ainda informou que está em contato com a plataforma TikTok para que esse tipo de conteúdo seja excluído o mais rápido possível.  

"Como com qualquer droga, o excesso ou uso indevido pode causar efeitos colaterais graves com consequências potencialmente duradouras, e os produtos Benadryl só devem ser usados ​​conforme indicado no rótulo. É nossa forte recomendação que todos os medicamentos sejam mantidos fora do alcance das crianças o tempo todo", afirmou a Johnson & Johnson.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Automedicação, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS