Imagens impressionantes mostram infecção por coronavírus nas células das vias respiratórias

Imagens impressionantes mostram infecção por coronavírus nas células das vias respiratórias

Cientistas do laboratório da UNC School of Medicine (Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos) registraram imagens microscópicas de alta qualidade para ilustrar como o novo coronavírus (Covid-19) atua no momento da invasão às células humanas responsáveis pelo revestimento do sistema respiratório.

De acordo com os pesquisadores, as imagens (foto) foram produzidas para mostrar como é intensa a infecção pelo novo vírus, pois, mesmo sem conseguir quantificar, são milhares de coronavírus que disputam o controle do organismo durante a invasão no corpo humano.

Captura das imagens

Segundo a professora do Instituto Marsico Lung da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Camille Ehre, para conseguir efetuar a captura do momento da infecção algumas amostras de células das vias aéreas humanas foram contaminadas, de maneira proposital, com o coronavírus em placas de laboratório. Quatro dias após essa ação, as imagens dessas células infectadas foram clicadas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A captura das imagens foi realizada por meio de um microscópio eletrônico de varredura, que funciona com um feixe de elétrons focalizado. Houve também uma segunda etapa para realização do trabalho, em que as fotografias, originalmente em preto e branco, tiveram que ser coloridas com o auxílio de um estudante de medicina da universidade, Cameron Morrison.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

As imagens

As imagens revelam de que maneira o novo vírus se concentra sendo produzido no epitélio do tecido de revestimento das vias áreas. Nessa área, estão concentradas as células epiteliais do sistema respiratório dos seres humanos.

O registro mostra os filamentos de muco (parte esverdeada, que aparece na imagem, em formato de rede). Preso ao muco estão as pontas dos cílios (imagem em azul), que são como fios na superfície das células epiteliais.

Os cílios que podem transportar o muco e, consequentemente, o coronavírus até o pulmão da pessoa contaminada, aumentando o poder da infecção.

Ainda na imagem, os coronavírus são semelhantes a pequenas esferas (imagem na cor vermelha), pois, aparecem em sua forma final, os vírions, isso significa que eles estão prontos para proliferar novas infecções.

Já o clique ampliado revela as estruturas pontiagudas nessas esferas, denominadas como as proteínas S, responsáveis por formar os spikes (espinhos). Por meio delas, que o vírus consegue infectar as células humanas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS