Medicamento para hepatite C é ampliado para uso em pacientes renais graves

Medicamento para hepatite C é ampliado para uso em pacientes renais graves

Dois medicamentos utilizados no tratamento da hepatite C no Brasil, Harvoni (ledipasvir/sofosbuvir) e Epclusa (sofosbuvir/velpatasvir), tiveram ampliação de uso aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de pacientes com comprometimento renal grave, incluindo a Doença Renal em Estágio Final (DREF). Chance de cura para esses pacientes é de mais de 95%, afirma a Gilead Sciences, fabricante dos produtos.

Até então, esses medicamentos não tinham recomendação de uso em pessoas com insuficiência renal em estágios 4 e 5, níveis mais graves da doença que levam o paciente à necessidade de hemodiálise, porque os estudos nesse grupo de pacientes ainda estavam em curso, informou a Folha Vitória. A DREF é uma doença caracterizada pela perda irretratável da função renal.

“A partir de agora, as pessoas com as formas mais graves de insuficiência renal poderão ter acesso às terapias mencionadas, as quais proporcionam chances de cura de mais de 95% e um perfil de segurança adequado para o uso seguro das drogas nessa população de pacientes”, destacou ao jornal o gastroenterologista e diretor médico associado da Gilead Sciences no Brasil, Eric Bassetti.

De acordo com o médico, pacientes com doença renal têm mais risco de contrair o vírus da hepatite C, comparados à população em geral, já que a transmissão ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado. Com o tratamento é possível eliminar a hepatite C no ambiente da hemodiálise, já que não existe vacina.

Hepatite C pode virar doença sistêmica

A doença é uma infecção causada pelo vírus da hepatite C (HCV), que possui, pelo menos, seis genótipos (tipos) distintos e que acomete preferencialmente o fígado, provocando uma inflamação que leva à formação de cicatrizes (fibrose hepática) e que, com o tempo e sem um tratamento, pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. Ela é a maior causa de cirrose, câncer de fígado e de transplante hepático no mundo.

Além das complicações relacionadas ao fígado, ela pode desencadear uma verdadeira doença sistêmica. Estudos comprovam que o vírus da Hepatite C aumenta os riscos do aparecimento de outras doenças como a diabetes do tipo 2, glomerulonefrite e do linfoma, por exemplo, e pode afetar também os rins.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O vírus da hepatite C é transmitido pelo contato com sangue infectado, sendo que os principais meios de transmissão são reutilização e esterilização inadequada de equipamentos médicos, odontológicos e outros, compartilhamento de seringas e agulhas (como no uso de drogas ilícitas), práticas sexuais de risco e transmissão vertical (da mãe para o filho). Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também podem ter contraído a infecção.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Perto de 70 milhões de pessoas são afetadas pela doença no mundo. No Brasil, são estimados 700 mil portadores da moléstia. Cerca de 155 mil foram diagnosticados entre 1999 e 2016 e há indícios de que ainda faltem 502 mil pessoas para serem diagnosticadas, segundo o jornal.

Nesse período foram realizados 110 mil tratamentos, sendo 57 mil somente entre 2015 e 2017. Entre 2000 e 2016, foram identificados mais de 50 mil óbitos relacionados à hepatite C. Boa parte das pessoas desconhece seu diagnóstico e poucas sabem como ocorreu a transmissão ou que exista tratamento para a doença.

A Anvisa foi consultada pelo Portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico para comentar a liberação dos medicamentos, mas até o fechamento da matéria não havia se pronunciado. Caso venha se posicionar este texto será atualizado.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS