Alerta: novo vírus preocupa comunidade científica

Alerta: novo vírus preocupa comunidade científica

Um novo vírus que pertence ao mesmo gênero dos causadores da varíola, os orthopoxvirus, acendeu um alerta em autoridades científicas do Alaska, nos Estados Unidos, após a identificação de um segundo caso da doença cujo a origem da infecção tem intrigado cientistas em todo o mundo.

Segundo matéria publicada na coluna Viva Bem do portal UOL, estima-se que ela seja transmitida por meio de alguma espécie de roedor selvagem, entretanto, não foi identificada qual e como acontece essa contaminação.  

Sintomas

Ainda de acordo com as informações, o primeiro sintoma apresentado pela paciente diagnosticada, em agosto de 2020, foi uma lesão acinzentada no braço esquerdo, cercada por um eritema (uma inflamação ruborizada da pele).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em seguida, a mulher apresentou adenopatia (aumento dos gânglios linfáticos), dor no ombro, fadiga e febre noturna. Após seis semanas, a lesões se curaram, contudo, deixou uma cicatriz na área lesionada.  

Histórico

Os meios de transmissão despertaram curiosidade até pelo fato de que a paciente não saiu daquele Estado americano nos últimos três anos. Além disso, nenhum de seus familiares próximos viajou para fora dos Estados Unidos. Outro fator importante é que ninguém de seu convívio mais próximo apresentou sintomas semelhantes aos dela, fato que mostra que não há evidências de que o vírus possa se proliferar por meio da contaminação de um ser humano para o outro.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Segundo as informações fornecidas pela imprensa americana, a família da paciente tem dois gatos que costumam capturar pequenos roedores no entorno da residência, entretanto, ela afirma que não teve contato com nenhum desses animais mortos capturados. Já os filhos da mulher têm o costume de levar para casa carcaças de esquilos que caçam com arma de ar comprimido, fato que também levanta uma hipótese sobre o caso.

Autoridades

Preocupados com a contaminação, as autoridades de saúde daquela região analisaram objetos pessoais para saber se a transmissão pode ter acontecido por meio do contato com algum item contaminado. No entanto, nenhuma evidência foi encontrada. Além disso, pesquisas com mais de uma dezena de animais encontrados nas redondezas também não levantam nenhuma hipótese.

A doença

Esse foi o segundo caso notificado dessa nova e desconhecida doença, pois, o primeiro foi descoberto em 2015.  Desde então, a enfermidade recebeu o nome de Alaskapox (alusão ao nome em inglês da varíola, Smallpox).

Na ocasião, uma moradora da cidade de Fairbanks apresentou uma pequena úlcera de bordas esbranquiçadas cercada por eritema e também teve febre e fadiga. Nesta situação, foram seis meses até que a lesão cicatrizasse. Em nenhum dos dois casos, as pacientes precisaram ser internadas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Pesquisa Farmacêutica, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS