Covid-19: cronograma de distribuição da vacina é divulgado

Covid-19: cronograma de distribuição da vacina é divulgado

Os cientistas da Fiocruz estão trabalhando para entregar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os primeiros resultados sobre a eficácia e segurança do imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19) desenvolvido pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e pela farmacêutica AstraZeneca. O cronograma prevê que o relatório seja repassado ao órgão sanitário ainda em dezembro deste ano.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, os testes já foram realizados com cerca de 60 mil voluntários em sete países, sendo que têm se mostrado bastante positivos, principalmente entre a população idosa.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o G1, na Fiocruz há um clima misto, que envolve cautela e otimismo. Caso as expectativas dos cientistas sejam concretizadas, a vacina deve ser aprovada pela Anvisa em fevereiro de 2021 e a imunização poderá começar no mês seguinte. Para otimizar a produção das doses, máquinas e equipamentos já estão, inclusive, sendo instalados no prédio em que a fabricação em larga escala deverá acontecer.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Cronograma

Essa ideia visa ganhar tempo, pois, a fabricação do imunizante deverá começar um mês antes da aprovação da Anvisa, ou seja, em janeiro de 2020. Quando entrar fevereiro, 30 milhões de doses já devem estar prontas e outras 70 milhões serão fabricadas até julho do mesmo ano.

Estima-se que 110 milhões de doses estejam prontas no segundo semestre de 2021. Nesse sentido, o valor previsto é de US$ 3 (mais de R$ 16,00) por unidade.

“A Anvisa já nos sinalizou que vai fazer todo o esforço para que, em um mês, eles consigam, então, dar o resultado”, revelou a vice-diretora de qualidade do Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, segundo o G1.

Já o diretor do Bio-Manguinhos/Fiocruz, Maurício Zuma, completou: “O importante é que a gente tenha uma vacina com a segurança e a eficácia comprovadas para que ninguém tenha dúvida do produto que está sendo ministrado na nossa população”.

Nesse sentido, a Anvisa teria confirmado que, “assim que receber um pedido de registro, vai dar total prioridade” à aprovação do imunizante.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS