Alerta: transmissão de novo vírus entre humanos é confirmada

Alerta: transmissão de novo vírus entre humanos é confirmada

Cientistas do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, e do Centro Nacional de Doenças Tropicais, na Bolívia, confirmam que houve transmissão de um novo vírus entre humanos, na cidade de La Paz. A informação foi divulgada na segunda-feira (16/11).

Batizado por chapare, o vírus, que teria sido originalmente transmitido para humanos por um tipo de rato, seria de uma família viral pertencente ao grupo responsável por doenças como o ebola, causando, inclusive, febre hemorrágica, de acordo com informação divulgada pela Isto É.

Além de sintomas parecidos com o ebola, o vírus também causa reações semelhantes a casos graves de dengue. Segundo um levantamento divulgado durante a reunião da Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical, alguns infectados, em 2019, tiveram, além de febre, dores abdominais, vômitos, sangramento nas gengivas, erupções cutâneas e dor atrás dos olhos.

Nesse sentido, os pesquisadores destacaram que existe uma possibilidade de que o vírus tenha circulado ao longo de alguns anos, sem ser identificado, pois, pode ser facilmente confundido com outras doenças que causam sintomas parecidos, como a dengue, por exemplo.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Segundo os cientistas do CDC, cinco casos de pessoas, que teriam sido infectadas em 2019, foram confirmados, sendo que três morreram. “Nosso trabalho confirmou que um jovem residente de medicina, um médico socorrista e um gastroenterologista contraíram o vírus após contato com pacientes infectados”, disse ao The Guardian, nesta semana, o epidemiologista da divisão de patologias do CDC, Caitlin Cossaboom. “Agora acreditamos que vários fluidos corporais têm potencial para carregar o vírus”, completou.

Ainda de acordo com a publicação no jornal britânico, os pesquisadores revelaram que estão trabalhando para identificar novas ameaças à humanidade, por isso, eles reforçam que é necessário analisar o vírus chapare, pois, é preciso descobrir seu potencial de disseminação.

Outra pandemia?

Em uma pandemia, muitos especialistas explicam que os vírus transmitidos pelo contato direto com fluidos corporais são mais simples de ser controlados do que aqueles que também são transportados por gotículas pelo ar, como o novo coronavírus. Contudo, essa possível característica do novo vírus não significa que ele seja menos perigoso. No caso do chapare, acredita-se que ele tenha sido transmitido para humanos, inicialmente, pela urina ou fezes de roedores doentes.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS