Covid-19: farmácias podem aplicar 2 milhões de doses da vacina por semana

Covid-19: farmácias podem aplicar 2 milhões de doses da vacina por semana

O Ministério da Saúde recebeu um projeto que prevê a disponibilização de mais de 4 mil farmácias para a aplicação gratuita de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a proposta, os estabelecimentos farmacêuticos têm capacidade de aplicar mais de dois milhões de doses do imunizante por semana.

A entidade responsável pelo projeto é a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Segundo o jornal O Globo, o documento foi enviado ao Governo Federal e para as 27 unidades federativas, colocando à disposição 4.573 lojas com salas de vacinação e 6.860 farmacêuticos para a realização do serviço em todos os Estados do território nacional.

publicidade inserida(Maxmilhas: https://www.maxmilhas.com.br)

Ainda de acordo com as informações veiculadas, a ideia é trabalhar de maneira complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando o número de pessoas imunizadas diariamente contra o novo vírus.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A proposta prevê que o atendimento à população poderia ocorrer das 9h às 18h, com uma hora de intervalo para almoço dos profissionais. Além disso, a vacinação deverá acontecer por agendamento eletrônico prévio.

Para a iniciativa funcionar, o Governo Federal precisaria, apenas, disponibilizar as doses do antígeno e o material para a aplicação em um dos 45 centros de distribuição das 26 empresas do varejo farmacêutico associadas à Abrafarma. Já a logística para a entrega em cada unidade, bem como seu respectivo custo, ficaria a cargo das redes de farmácias e drogarias.

Para a população, a imunização não teria nenhum custo. Assim como em postos de saúde, o serviço seria disponibilizado gratuitamente, com a diferença que deverá ser agendado, previamente.

“Estamos colocando esse potencial de imunização bem abaixo, como margem de segurança, considerando que serão cerca de 10 vacinações a cada hora. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a capacidade é bem maior. O sistema de agendamento tem como objetivo evitar que se forme uma fila gigante em frente à farmácia, para não deixar acontecer aglomerações. É um serviço auxiliar, não temos a pretensão de substituir o SUS", destacou o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, ao O Globo.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS