Farmacêutico é preso por deixar intencionalmente vacina fora da refrigeração

Farmacêutico é preso por deixar intencionalmente vacina fora da refrigeração

Um farmacêutico do Aurora Medical Center, hospital de Wisconsin, Estados Unidos, foi preso no último dia de 2020 sob suspeita de sabotar mais de 500 doses da vacina contra o novo coronavírus ao retirá-las do refrigerador de propósito para que elas se estragassem, disseram autoridades médicas e a polícia, conforme apurou a Agência Reuters.

Foram encontrados 57 frascos da vacina fora da refrigeração – cada frasco contém 10 doses. Mais de 500 doses foram descartadas posteriormente e as 57 pessoas que receberam as vacinas já ineficazes terão que receber o imunizante novamente. Elas já foram notificadas, segundo as autoridades.

A Moderna, fabricante da vacina, garantiu ao hospital que receber uma injeção das doses removidas da refrigeração não traz nenhum risco além de deixar o paciente desprotegido contra a Covid-19, revelou o presidente do Aurora Health Care Medical Group, Jeff Bahr.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Em entrevista coletiva on-line no dia 31, Bahr afirmou que não há evidências de que o farmacêutico tenha adulterado as vacinas além de retirá-las da refrigeração, ou de que qualquer outra dose tenha sido alterada.

O motivo pelo qual o farmacêutico acusado inutilizou o medicamento ainda não foi esclarecido. Ele foi demitido imediatamente, mas não teve o nome divulgado. Em nota, a polícia de Grafton disse que o profissional “sabia que as vacinas estragadas seriam inúteis e que as pessoas que as recebessem pensariam que foram vacinadas contra o vírus, quando na verdade não foram”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ao ser questionado depois que os frascos perdidos foram descobertos, em 26 de dezembro, o farmacêutico disse inicialmente que foi um erro inadvertido, mas durante uma análise mais aprofundada do assunto, admitiu, no dia 30, ter intencionalmente removido a vacina da refrigeração, disseram funcionários do hospital, conforme a Reuters.

O farmacêutico foi autuado criminalmente por arriscar a segurança de forma imprudente, adulterar um medicamento prescrito e promover danos à propriedade, informou a polícia.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, Aplicação de Vacinas, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS