Nova solução nasal, que protege contra bactérias e vírus, chega ao Brasil

Nova solução nasal, que protege contra bactérias e vírus, chega ao Brasil

O laboratório italiano Zambon acaba de lançar no Brasil o Filtrair, produto que promete criar uma barreira protetora nasal em pó contra vírus, bactérias e alérgenos, revelou o portal 2A+ Farma.

De acordo com a empresa, Filtrair é um pó de celulose micronizada que, aplicado no nariz, produz uma barreira protetora contra vírus, bactérias e alérgenos. Ele pode ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive por gestantes, lactantes e crianças, afirma a empresa.

O produto tem duas versões: Filtrair Prevent, composto de finas partículas de um pó de celulose inerte micronizada (hidroxipropilmetilcelulose – HPMC) e pó de hortelã, que tem ação antimicrobiana, e Filtrair Defense que, além da HPMC e pó de hortelã, é composto por alicina em pó, substância extraída do alho que tem ação protetora contra vírus e bactérias, segundo a Zambon.

As duas versões devem ser aplicadas no interior do nariz, como se fosse um spray nasal, e conta com uma nova tecnologia patenteada pela empresa. Quando o pó entra em contato com a umidade da parede nasal há a formação da barreira. Ambas as versões já foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Enquanto o Filtrair Defense auxilia na prevenção de gripes e resfriados (ele age como barreira impedindo o vírus de acessar as vias aéreas superiores, impedindo sua manifestação e sua replicação), o Filtrair Prevent é indicado no auxílio preventivo contra as alergias, podendo ser utilizado antes de entrar em contato com alérgenos. Isso pode ajudar as pessoas que sempre manifestam quadros alérgicos quando em contato com animais, livros antigos, poeira em casa ou durante uma viagem, diz o laboratório.

“Em um ano marcado pela ansiedade e medo de se contaminar com o novo coronavírus, o produto surge como uma proteção extra, mais um aliado para que as pessoas possam retomar gradualmente suas atividades ao longo de 2021, como trabalho presencial, aulas e viagens”, revelou ao 2A+ Farma a gerente de marca da linha respiratória da Zambon, Carolina Lapetina. “O objetivo é que o produto seja utilizado como mais uma barreira de proteção, além da máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel, e passe a ser incorporado como um novo hábito para se proteger contra vírus, bactérias e alérgenos”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

As infecções das vias áreas superiores (nariz, boca e traqueia) são a causa mais comum de atendimentos médicos no Brasil. Enquanto a população adulta desenvolve de dois a cinco episódios durante o ano, o número de intercorrências em crianças em idade escolar pode variar de sete a dez, apurou o portal.

Além da poluição do ar e das mudanças climáticas, os alérgenos domésticos (ácaros, animais de estimação, poeira e bolores) podem agravar os quadros de rinite, asma e outras doenças respiratórias. Atualmente, um quarto da população brasileira sofre de rinite alérgica. Outros 16% têm rinoconjuntivite alérgica, sendo mais comum no sul do Brasil durante as floradas da primavera, também chamadas de período da polinização.

Segundo o diretor médico da Zambon e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, Hélio Osmo, o aparelho respiratório, particularmente as vias aéreas superiores, são porta de entrada de inúmeros agentes agressores. A rinite alérgica causa uma inflamação nas vias aéreas e facilita a entrada de vírus ou bactérias, que podem desencadear uma infecção e consequentemente quadros de ansiedade, distúrbio do sono, sonolência e prejuízo no desenvolvimento escolar. “Quando aspirado, o Filtrair cria uma barreira física que dificulta o contato de todos esses agentes e alérgenos com a mucosa do nariz”, garantiu Osmo ao portal.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS