Buscas por ivermectina cresceram 5.300% apenas em 2020

Buscas por ivermectina cresceram 5.300% apenas em 2020

Em relatório, a plataforma Consulta Remédio apontou que, no ano anterior, foram registradas quase 700 mil buscas pela ivermectina, somente na cidade do Rio de Janeiro. Esse número, segundo a entidade, representa um aumento de 5.313% quando comparado a 2019.  As informações foram divulgadas pelo portal O Dia.

Após a ivermectina, o segundo medicamento mais procurado foi a azitromicina, com 276.892 buscas, em seguida, a hidroxicloroquina, com 211.768 resultados em pesquisa. No caso desta última, as suas buscas representaram uma alta de 7.000%.

De acordo com a plataforma, o forte interesse por esses medicamentos está relacionado à pandemia da Covid-19 no Brasil. Entretanto, cabe destacar, nenhum deles tem eficácia comprovada no tratamento contra a doença.

Em âmbito estadual, o relatório apontou que todo o Estado do Rio de Janeiro apresentou aumentos consideráveis na busca desses medicamentos.

Nesse caso, foram registradas quase 1,2 milhão de buscas apenas pela ivermectina. Seguida pela azitromicina e hidroxicloroquina - tendo essa terceira um aumento de quase 8.000%, em comparação a 2019.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P4F77357573123D37)

Para a farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios, Francielle Mathias, a crescente busca por esses tipos de medicamentos está associada não apenas ao interesse das pessoas em encontrar supostos tratamentos contra a Covid-19, mas também com a facilidade de se pesquisar a composição e comprar esses medicamentos de forma online.

Em encontro a isso, em nota, a Consulta Remédios destacou que a ivermectina liderou as vendas porque pode ser comprada pela internet. Os demais medicamentos não têm essa possibilidade, dessa forma, eles apresentaram um aumento expressivo nas buscas, mas não tiveram o mesmo reflexo nas vendas, conforme explica a farmacêutica do Consulta Remédio:

"O aumento da aquisição de ivermectina foi observado porque a azitromicina e a hidroxicloroquina, por exemplo, pertencem a portarias de medicamentos controlados, em que no caso a venda não é permitida de forma online. Já a ivermectina, que alternou em ser controlada e depois liberada, passou a ser mais procurada desta forma, tornando-se o medicamento com o maior número de aquisições em 2020", detalhou Francielle.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, saude, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS