Estudo indica que óculos podem reduzir risco de infecção por Covid-19

Estudo indica que óculos podem reduzir risco de infecção por Covid-19

Um recente estudo liderado pelo cientista e oftalmologista indiano Amit Kumar Saxena aponta que pessoas que usam óculos regularmente podem reduzir em até três vezes o risco de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da CNN Brasil.

De acordo com a pesquisa, que ainda está na fase preliminar e foi testada em 304 pessoas, a taxa de contaminação de quem usa óculos é de 0,48, enquanto isso, da população geral é de 1,35.

A pesquisa mostrou que, entre os participantes, 58 pessoas disseram usar óculos de grau na maior parte do tempo ou óculos de sol sempre que estão ao ar livre. Segundo Saxena, a mudança nas taxas de transmissão desse grupo, em relação aos demais, mostrou “estatisticamente significante”.

Saxena também explicou que o ato de "tocar e esfregar os olhos repetidamente" pode ocasionar a transmissão. E exemplificou que o vírus pode ser transmitido dos fluidos que protegem o olho até a parte superior da garganta através do canal lacrimal.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A contaminação pelos olhos pode ocorrer por diversas formas, como por gotículas ou aerossol, pela fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas até encontrar a região ocular de uma pessoa saudável. 

publicidade inserida(https://www.maxmilhas.com.br/)

Além dessas opções, os pesquisadores também alertam para a possibilidade de autoinfecção pelo canal ocular. Ou seja, quando a pessoa encosta em um objeto infectado e leva a mão até o rosto, tocando no olho.

Embora a pesquisa aponte essa variação no risco de contaminação pelo coronavírus em pessoas que usam óculos, ainda não há nada conclusivo, pois até mesmo os cientistas destacam que o estudo tem uma amostragem ainda pequena e há a dificuldade de se medir o uso dos óculos durante o pico de pandemia. Além disso, a pesquisa também não foi avaliada pela comunidade científica.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

saude, coronavírus, Covid-19

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS