Covid-19: Anticorpos são menos eficazes contra nova variante em reinfecção

Covid-19: Anticorpos são menos eficazes contra nova variante em reinfecção

Por meio de estudos laboratoriais, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram que os anticorpos presentes no plasma sanguíneo de pacientes que já tiveram Covid-19 e se recuperaram são menos eficazes contra a nova variante brasileira da doença, a chamada P.1.

De acordo com os estudos, os anticorpos têm cerca de seis vezes menos eficiência para neutralizar essa mutação, conforme noticiado pelo portal Uol.

O estudo mostrou também que o plasma coletado de pessoas que receberam a segunda dose da CoronaVac, há cerca de cinco meses, apresenta baixa quantidade de anticorpos capazes de neutralizar o novo coronavírus, seja a cepa anterior, como também a P.1.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O professor do Instituto de Biologia (IB-Unicamp) e coordenador da investigação, José Luiz Proença Módena, destaca que esses resultados preliminares sinalizam que as pessoas que já tiveram Covid-19 e aquelas que foram vacinadas correm o risco de ser infectadas pela nova variante P.1.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Módena esclarece que esse fenômeno é comum e ocorre também com outras vacinas, fazendo com que alguns vírus continuem circulando mesmo após uma população ser imunizada. Ele também enfatiza que em hipótese alguma isso significa que a vacina não funciona.

Adiante, o pesquisador pontuou que o número de indivíduos avaliados no estudo é pequeno e os resultados não são robustos o suficiente para concluir algo relacionado à eficácia da CoronaVac contra a variante brasileira do novo coronavírus.

"São necessários estudos mais aprofundados para avaliar tanto a eficácia da CoronaVac como de outras vacinas contra a P.1.", defendeu.

Métodos de prevenção contínuos

Em vista dos resultados obtidos no estudo, Módena disse que as medidas de higiene e distanciamento social devem continuar a fazer parte do cotidiano das pessoas, pois essas ações são essenciais para controlar a disseminação do vírus, seja em pessoas que já foram infectadas, seja nas vacinadas.

"Essas medidas são importantes para evitar possíveis casos de reinfecção, especialmente pelas novas linhagens emergentes", afirma.

O professor de disciplinas ligadas à farmacologia no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Thiago de Melo, endossa a importância da continuidade dos protocolos de segurança.

Segundo Melo, pensando de forma coletiva, isso é fundamental para desafogar os sistemas de saúde que ainda se encontram colapsados em muitas regiões do Brasil.

“Com menos Sars-CoV-2 circulantes, o impacto sobre as novas variantes mutantes também podem ser suavizadas, afinal, com menos ‘casas’ para o vírus morar, menos chance de ele trocar seus códigos’”, assinala.

O professor concluiu defendendo a vacinação como principal ferramenta contra o vírus e para salvar vidas.

 “Para 2021, não há outra estratégia disponível mais eficaz para combatermos a Covid-19 (do que o imunizante). Que venham as vacinas para a população, para reduzirmos drasticamente os desfechos de mortes principalmente para os mais vulneráveis”, finalizou.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

 

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS