Medicamento reduz risco de morte por câncer de útero em até 31%

Medicamento reduz risco de morte por câncer de útero em até 31%

A Sanofi, farmacêutica francesa, anunciou que o Libtayo (cemiplimabe), tratamento para combater o câncer, apresentou “resultados positivos”, com uma redução de até 31% do risco de morte das pacientes com câncer de útero, em relação à quimioterapia.

A divulgação foi dada pela companhia na segunda-feira (15/03) e publicado pela Agência AFP. O desempenho do tratamento fez o laboratório suspender, antes do previsto, o seu ensaio da fase 3 do Libtayo – etapa mais avançada dos testes em humanos, antes de sua comercialização.

De acordo com a Sanofi, o medicamento ajudou os pacientes a viver mais, independentemente do estágio da doença.

Vale destacar que o Libtayo já recebeu autorização nos Estados Unidos para tratar tanto do câncer de pele em estado avançado, como o câncer de pulmão.

No comunicado à imprensa, a Sanofi destacou a vantagem do desempenho do tratamento, relacionando-o com a quimioterapia:

"O Libtayo é o primeiro medicamento de imunoterapia a demonstrar uma melhora na sobrevivência global nas pacientes com câncer de útero com uma redução de 31% do risco de morte em comparação com a quimioterapia".

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O câncer de útero é o quarto tipo que mais mata mulheres no mundo e é diagnosticado entre os 35 e 44 anos. Logo, a eficácia do tratamento é uma importante contribuição para ajudá-las a combater a doença, conforme destaca o doutor Krishnansu S. Tewari, diretor da divisão de oncologia ginecológica da Universidade da Califórnia e pesquisador do ensaio.

"Esse é um resultado clínico decisivo que fornecerá esperança para as mulheres que sofrem de câncer uterino em um estado avançado, que são geralmente pacientes mais jovens com outros cânceres. Isso se reflete no ensaio, onde a idade média era de 51 anos", afirmou Tewari.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Importância do farmacêutico no tratamento oncológico

Conforme surgem tratamentos inovadores na indústria, como o Libtayo, cada vez mais se torna indispensável que o farmacêutico consiga acompanhar essas atualizações no mercado, afinal, ele lida diretamente com o paciente em tratamento oncológico.

Além de prestar auxílio ao paciente, o farmacêutico também contribui com a equipe multidisciplinar de saúde que atua nesse segmento, como destaca o farmacêutico do Ministério da Saúde e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“Ele acompanha o paciente em toda terapia medicamentosa, auxiliando a equipe multiprofissional no manejo do paciente, inclusive o médico, em relação aos ajustes na prescrição medicamentosa e monitoramento dos parâmetros que influenciam no tratamento”.

Além disso, Poloni aproveita o tema para ressaltar o impacto do farmacêutico especializado em oncologia.

“O farmacêutico clínico especializado em oncologia tem um impacto positivo enorme na terapia medicamentosa dos pacientes com câncer, otimizando o tratamento, reduzindo ou até mesmo impedindo os resultados negativos relacionados a medicamentos, melhorando a qualidade de vida dos mesmos”, finaliza Poloni.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS