Farmacêutico morre após trabalhar 10 dias seguidos no combate ao coronavírus

Farmacêutico morre após trabalhar 10 dias seguidos no combate ao coronavírus

O jovem farmacêutico, Song Yingjie (foto), de 27 anos, faleceu vítima de uma parada cardíaca súbita após dez dias de trabalho intenso ajudando pacientes infectados pelo coronavírus. Ele era líder de uma equipe da clínica localizada na província de Hunan, que faz fronteira com o lugar considerado pelas autoridades como o epicentro da epidemia.

Em suas atividades, Yingjie era responsável por verificar a temperatura corporal de motoristas e passageiros em uma autoestrada. Segundo informações divulgadas com ampla repercussão na imprensa, ele estava, desde o dia 25 de janeiro trabalhando sem descanso. Além disso, o farmacêutico também era o único responsável pela dispensação de medicamentos à população.

Um detalhe que tem chamado a atenção nas redes sociais e nos veículos de comunicação está associado ao fato de que apenas médicos estão sendo aclamados como heróis, por estarem trabalhando dia e noite no combate ao vírus. No entanto, muitos outros profissionais de saúde também estão mobilizados  para ajudar os pacientes.

Leia também: China vai construir hospital em 10 dias para combater o coronavírusus

A morte do farmacêutico tem repercutido no sentido de que o trabalho de outros profissionais também precisa ser valorizado e visto como heroico. Até mesmo a conta oficial na rede social do governo da cidade de Hengyang, que supervisiona o Condado de Hengshan, comentou a morte do farmacêutico. No post, a mensagem diz que Yingjie morreu em seu dormitório altas horas da noite, na segunda-feira (03/02).

Em entrevista à imprensa, a irmã do farmacêutico, que se encontra isolada em quarentena em Wuhan, disse que não pôde vê-lo e que está com peso na consciência por não ter tido condições de ajudá-lo. “A morte dele é realmente devastadora para nossa família. Ele sempre ajudou com as tarefas domésticas e era muito considerado no trabalho pelo seu chefe”, disse ela ao site The Paper.

Profissionais expostos

Submetendo-se a riscos para salvar a vida dos pacientes, muitos profissionais de saúde estão enfrentando grandes desafios na China. Para atender, com agilidade, ao grande número de infectados que chegam às unidades de saúde, profissionais, como enfermeiros, por exemplo, estão usando fraldas para adultos porque não têm tempo de ir ao banheiro.

Além disso, muitos optam por usar as fraldas para que não seja necessário tirar os trajes de proteção, diminuindo assim, os riscos de exposição à contaminação pelo vírus. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Independent.

Números atualizados

O número de mortes confirmadas na China pelo novo coronavírus subiu, nesta sexta-feira (07/02), para 630 vítimas. Os dados foram atualizados após 69 pessoas morrerem na região de Hubei, fortemente atingida pela epidemia.

Participe tambémGrupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS