Indústria Farmacêutica vai triplicar a produção de hidroxicloroquina no Brasil

Indústria Farmacêutica vai triplicar a produção de hidroxicloroquina no Brasil

A farmacêutica Apsen, que fabrica no Brasil medicamento à base de hidroxicloroquina, implementou um plano emergencial para dar conta da alta demanda pelo produto em meio à pandemia de coronavírus.

O remédio vem sendo procurado por muitos brasileiros por causa de testes preliminares que apontam um bom desempenho da substância no combate ao vírus.

A empresa fabrica o medicamento Reuquinol, que tem a hidroxicloroquina como base e é usado para doenças crônicas e autoimunes. 

De acordo com reportagem da revista EXAME, a Apsen fará turnos extras na produção durante o fim de semana para aumentar a oferta.

Em nota, a farmacêutica confirmou que o plano de emergência implementado irá triplicar a produção neste primeiro momento. 

“Mas, caso seja necessário, poderemos aumentar ainda mais a produção do medicamento”, informou a companhia, ainda segundo a revista.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última quinta-feira (19), esclarecimentos sobre a utilização de medicamentos que contêm hidroxicloroquina e cloroquina para o tratamento da nova variante de coronavírus.

Confira abaixo a íntegra da nota técnica da Anvisa:

“No contexto da atual pandemia decorrente do novo Coronavírus, evidências científicas sobre o potencial uso da Cloroquina e da Hidroxicloroquina no tratamento da doença estão sendo geradas e publicadas.

No Brasil, existem tanto medicamentos à base de Cloroquina como de Hidroxicloroquina registrados. As indicações aprovadas para esses medicamentos são:

– afecções reumáticas e dermatológicas (reumatismo e problemas de pele);

– artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações);

– artrite reumatoide juvenil (em crianças);

– lúpus eritematoso sistêmico (doença multissistêmica);

– lúpus eritematoso discoide (lúpus eritematodo da pele);

– condições dermatológicas (problemas de pele) provocadas ou agravadas pela luz solar;

– Malária (doença causada por protozoários): tratamento das crises agudas e tratamento supressivo de malária por Plasmodium vivax, P. ovale, P. malariae e cepas (linhagens) sensíveis de P. falciparum (protozoários causadores de malária). Tratamento radical da malária provocada por cepas sensíveis de P. falciparum.

Um estudo in vitro desenvolvido por pesquisadores chineses avaliou o efeito antiviral da hidroxicloroquina contra o SARS-CoV-2 em comparação com a Cloroquina. Os pesquisadores afirmam que a Hidroxicloroquina inibiu efetivamente a etapa de entrada do vírus na célula assim como estágios celulares posteriores relacionados à infecção pelo SARS-CoV-2. Esse efeito também foi observado com a Cloroquina.

Os pesquisadores também observaram que a Cloroquina e a Hidroxicloquina bloqueiam o transporte do SARS-CoV-2 entre organelas das células (endossomos e endolisossomos) o que parece ser a etapa determinante para a liberação do genoma viral nas células no caso do SARS-CoV-2 (1).

Gautret et al. conduziram um estudo clínico aberto não randomizado. Apesar de seu pequeno tamanho amostral (foram 20 pacientes tratados), os autores afirmam que essa pesquisa mostra que o tratamento com Hidroxicloroquina é significativamente associado à redução / desaparecimento da carga viral em pacientes com COVID-19 e seu efeito é reforçado pela Azitromicina (2).

De acordo com revisão sistemática, há evidência pré-clínica da eficácia e evidência de segurança do uso clínico de longa data para outras indicações, o que justifica a pesquisa clínica com a Cloroquina em pacientes com COVID-19. A conclusão dessa revisão foi que dados de segurança e dados de ensaios clínicos de maior qualidade são urgentemente necessários (3).

A Anvisa reforça que, para a inclusão de indicações terapêuticas novas em medicamentos, é necessário conduzir estudos clínicos em uma amostra representativa de seres humanos, demonstrando a segurança e a eficácia para o uso pretendido.”

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS