Coronavírus: Abradilan avisa que não faltarão medicamentos

Cononavírus: Abradilan avisa que não faltarão medicamentos

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria farmacêutica está mantendo a sua produção de medicamentos essenciais para a saúde da população. Por conta isso, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) acredita que os estoques dos distribuidores são suficientes para atender à demanda nos próximos meses, o que não justifica a corrida por armazenamento de medicamentos.

Por meio de nota, a Abradilan explicou que está monitorando o cenário nacional, sobretudo as ações e coordenadas das autoridades públicas, Governo, Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no combate ao Covid-19 e todas as providências necessárias estão sendo tomadas.

Profissionais que atuam na produção propriamente dita, dentro das fábricas e os do setor de distribuição estão empenhados em garantir o abastecimento nessa fase difícil. E o mais importante, seguindo todos os rígidos padrões de qualidade e segurança. Todos estão recebendo acompanhamento diário para que isso aconteça. “O momento pede cautela, mas é de solidariedade e compreensão. Temos certeza de que num futuro breve o cenário será mais positivo e, juntos, vamos reerguer a economia brasileira”, diz o presidente da Abradilan, Vinícius Andrade (foto).

publicidade inserida(https://www.ephar.com.br/)

“A farmácia precisa funcionar, consequentemente, a distribuição precisa funcionar, por isso, evitar a contaminação dentro dos nossos Centros de Distribuição (CDs) é a medida mais emergencial. Precisamos blindar o time que está à frente da operação”, afirma Andrade.

Leia também: Como distribuidores de medicamentos faturaram R$ 6,6 bilhões, abastecendo 65% do varejo

Para debater o assunto, ouvir as principais dúvidas e anseios do mercado, a Abradilan e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) se uniram na manhã de ontem (23 de março) em uma videoconferência. De acordo com o presidente da Abradilan, as ações precisam ser avaliadas dia a dia, pois a cada minuto há uma novidade, o que pede revisão constante das decisões.

Segundo ele, só devem ter acesso às instalações os responsáveis pela entrega e coleta de produto, que são essenciais para que a logística aconteça. “Todas as pessoas que entrarem nos CDs, externos ou internos, devem ter a temperatura corporal averiguada, bem como passar por entrevista de possibilidade de risco. Basta uma pessoa contaminada para transmitir para todo o time”.

Áreas administrativa, financeira e televendas estão seguindo regime de home-office e/ou turnos. “É dever do empresariado investir na prevenção para mitigar os riscos de contaminação. Precisamos fornecer notebooks, acesso à internet e ao sistema operacional da empresa, como plano de contingência”, enfatiza Andrade.

A demanda aumentou muito nos últimos dias e o lead time de entrega passou a ficar comprometido. O executivo comenta que na Itália, produtos como antigripais, xaropes para tosse, antitérmicos e vitaminas ligadas à imunidade (C e D), tiveram aumento de demanda de cerca de 200%. Produtos para dor, por exemplo, a demanda cai, ou seja, não há aumento de demanda de todas as categorias. Muitos consumidores optam por fazer um estoque, comprando duas caixas de medicamentos, nada muito relevante. “Essa dinâmica tende a acontecer de forma similar aqui no Brasil, provavelmente na terceira semana de isolamento”.

Os impactos na economia e a possibilidade de aumento da taxa de desemprego também foram discutidos. Todos se mostraram muito preocupados com essas consequências, mas entendem, que como empresários, terão um papel relevante na retomada, que virá em algum momento.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Varejo Farmacêutico

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS