Prati-Donaduzzi desenvolve canabidiol sintético no Paraná

Prati-Donaduzzi desenvolve canabidiol sintético no Paraná

A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi está inovando. Em sua fábrica de insumo farmacêutico ativo (IFA) no Paraná, a empresa está desenvolvendo o canabidiol sintético. A informação foi revelada pelo presidente da companhia, Eder Fernando Maffissoni, (foto), em entrevista publicada por meio do portal Valor Econômico.

De acordo com Maffissoni, a empresa já conseguiu o Certificado Técnico Operacional (CTO) concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para poder implementar a produção do produto. “Aguardamos o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Com os lotes pilotos, mais dois ou três meses deveremos ter essa certificação”, contou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo ele, as expectativas são tão positivas que a companhia já está trabalhando na estruturação de um sistema de exportação da substância para a Ásia:  “Estamos em conversação. Essa é uma matéria-prima muito requisitada no mundo”, afirmou.

Aprovações

No Brasil, a utilização do canabidiol sintético na fabricação de fármacos ainda não foi regulamentada pela Anvisa. Contudo, já é permitido, em território nacional, o uso da substância extraída da cannabis para fins de produção de medicamentos. Nessa situação, o produto é importado de países que já têm o cultivo legalizado. “O canabidiol sintético foi apresentado em uma feira na Alemanha e existem muitos laboratórios no mundo desenvolvendo esse produto. Somos um deles”, explicou Maffissoni.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1686-entenda-como-detectar-a-dor-mista-na-farmacia)

Entretanto, vale ressaltar que, apesar do cultivo da erva ainda não ser regulamentado no Brasil pelo órgão sanitário, algumas empresas conseguiram na justiça a autorização para cultivar a planta para fins medicinais.

Esse foi o caso da empresa Schoenmaker Humako Agri-Floricultura, que pertence ao grupo Terra Viva, que conseguiu, em dezembro de 2019, por meio de uma decisão liminar, a autorização para importar e plantar sementes de cânhamo, ou ‘hemp’, uma variação industrial da planta, em território nacional.

Finalidade

Após conseguir as aprovações necessárias, a nova matéria-prima da Prati-Donaduzzi deverá ser utilizada em medicamentos à base de canabidiol para terapia de doenças que acometem o sistema nervoso.

As expectativas em torno do canabidiol sintético são grandes, pois,  essa será a primeira matéria-prima produzida pela Prati-Donaduzzi em sua fábrica no Estado do Paraná, podendo ser comercialmente viável e com muita possibilidade de sucesso.

Segundo Maffissoni, a princípio, a fábrica de IFA foi pensada para desenvolver insumos voltados para medicamentos oncológicos. No entanto, essa linha de produção não alcançou o sucesso desejado, por isso a iniciativa foi abortada, dando espaço a esse novo segmento de mercado. “Agora, temos esse desenvolvimento do canabidiol sintético em curso e um outro em curso”, finalizou o executivo.

Participe também: Grupo do WhatsApp e do Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS