Empresa farmacêutica erra e crianças tomam medicamento que faz nascer pelos

Empresa farmacêutica erra e crianças tomam medicamento que faz nascer pelos

O suposto erro cometido por uma empresa farmacêutica gerou o desenvolvimento de pelos em todo o corpo de quase vinte crianças que tomaram um produto para calvície, mas que estava em uma embalagem com rótulo de xarope. Apesar do caso ter acontecido em 2019, no norte da Espanha, os pais das crianças alegam que, mesmo depois de quase dois anos após o incidente, os cabelos ainda não param de nascer, segundo informação publicada pelo portal da revista Crescer.

Ainda de acordo com as informações, os fios começaram a aparecer logo após esse grupo de crianças receber os “xaropes” com rótulos incorretos. Em vez de medicamento para o tratamento dos sintomas de refluxo e dores de estômago, elas acabaram ingerindo uma substância que estimulou o crescimento dos pelos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, as autoridades espanholas suspeitam que a empresa farmacêutica responsável pela fabricação do medicamento tenha cometido um erro na hora de elaborar e embalar o produto. Por isso, os xaropes estavam com os rótulos incorretos, pois, na verdade, se tratava de uma fórmula para calvície, que acabou sendo distribuída, de forma equivocada, para farmácias em Granada, Cantábria e Valência.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Repercussão

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) da Espanha, o caso ganhou repercussão após um grupo de famílias, representado pelo advogado Javier Diaz Aparício, mover uma ação judicial apresentando uma denúncia às autoridades, em julho de 2019, com o respaldo do laudo de um pediatra que tratou uma das crianças.  

No documento, o médico alegou que o desenvolvimento dos pelos aconteceu em decorrência da administração equivocada de minoxidil (estimulante folicular), quando, na verdade, a criança deveria estar fazendo uso de omeprazol.

Por isso, esse erro teria feito com que todas as crianças tivessem um crescimento fora do comum de pelos em todo o corpo, resultando em uma condição conhecida por hipertricose.

Andamento do caso

Depois de ter conhecimento do caso, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde retirou os lotes da Farma-Química Sur SL do mercado, em 11 de julho de 2019. Além disso, o laboratório farmacêutico foi fechado e teve todos seus medicamentos recolhidos.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS