Aprovada compra do portfólio da Takeda pela Hypera

Aprovada compra do portfólio da Takeda pela Hypera

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem (20/1), por unanimidade, a compra do portfólio de medicamentos da Takeda pela Hypera, revelou o G1. A liberação esteve condicionada à venda do Xantinon pela Hypera.

Em sessão extraordinária realizada por videoconferência, o Cade avaliou que a aquisição não provocará problemas concorrenciais no Brasil. Mas, para isso, as farmacêuticas devem fazer uma operação de desinvestimento dos medicamentos Xantinon e Xantinon Complex, indicados para tratamento do fígado e metabolismo de gordura.

Para cumprir a exigência, a Hypera vendeu o Xantinon para a União Química ainda no ano passado, operação que já foi analisada pelo Cade e aprovada de forma definitiva em novembro de 2020, sem possibilidade de recursos.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

A relatora do processo no Cade, conselheira Paula Farani de Azevedo, votou pela aprovação da venda. Segundo ela, a venda do Xantinon permite que a União Química tenha condições de concorrer com a Hypera no mercado de medicamentos para distúrbios do fígado. “O negócio desinvestido confere ao concorrente da indústria farmacêutica condições de impor rivalidade efetiva”, afirmou Paula. Os outros quatro conselheiros acompanharam a relatora.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Com a condição cumprida, os conselheiros do Cade aprovaram que a Hypera assuma o portfólio de medicamentos da Takeda. A lista de produtos vendidos para a Hypera inclui Eparema, Nenê-Dent, Albocresil, Venalot, Nebacetin, Neosaldina, Ad-Til, Alektos, Nesina e Dramin, além do Xantinon.

Segundo a Hypera, com a compra do portfólio por US$ 825 milhões (R$ 4 bilhões), a empresa farmacêutica se torna líder em medicamentos isentos de prescrição médica, com participação de 20% no mercado. Para concluir a operação, a companhia comprará a totalidade das ações de uma nova empresa a ser incorporada no Brasil, e que deterá as linhas dos produtos que antes pertenciam à Takeda.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS