Ex-diretor da Anvisa lidera farmacêutica que quer vender Sputnik no Brasil

Ex-diretor da Anvisa lidera farmacêutica que quer vender Sputnik no Brasil

O ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fernando Mendes, acaba de integrar-se à farmacêutica União Química. Sua contratação consiste em liderar a fabricação da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 em solo brasileiro, conforme divulgou o portal G1.

A chegada de Mendes à União Química se dá seis meses após seu desligamento da Anvisa, onde atuou de 2015 a março de 2020. Esse período de quarentena é previsto na lei nacional para que diretores da entidade possam atuar em empresas privadas.

No cargo de diretor de Relações Institucionais da farmacêutica, ele conduzirá as negociações da companhia para a produção e a venda da Sputnik ao Governo Federal. Por aqui, o Ministério da Saúde já anunciou que deseja efetuar a compra de 10 milhões de doses do imunizante, desde que ele esteja aprovado pela Anvisa.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em sua saída da entidade nacional, Mendes pontuou que sentiria saudades, mas compreende as mudanças, e deixou uma mensagem para que os seus ex-companheiros “mantenham-se firmes no propósito de aumentar o acesso da população brasileira a serviços e produtos eficazes, seguros e de qualidade”, desejou.

Entretanto, mesmo após o seu desligamento, segundo informações apuradas pela TV Globo, Mendes continuava a frequentar a Anvisa, inclusive, circulando com membros da atual direção.

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P510B9B57573121349)

Posicionamentos

Questionada pela TV Globo sobre a contratação de Mendes, e em como sua influência poderia pesar na aprovação da Sputnik no Brasil, a União Química não quis se pronunciar.

A farmacêutica limitou-se a dizer que não comenta sobre as contratações da área de Recursos Humanos da companhia. A mesma negativa também veio do diretor, que declarou não poder falar sobre o assunto.

Quanto à Anvisa, a entidade, por meio de uma nota, declarou que Mendes frequentava apenas espaços voltados ao RH, resolvendo questões referentes ao seu desligamento.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, ANVISA, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS