Indústrias farmacêuticas entre as 50 empresas mais inovadoras

Indústrias farmacêuticas entre as 50 empresas mais inovadoras

Oito empresas do setor farmacêutico fazem parte do ranking global das 50 empresas mais inovadoras do planeta, revelou O Globo. Desse grupo de laboratórios, todos desenvolvem vacinas, testes ou medicamentos para combater a Covid-19.

O ranking faz parte do 15º relatório anual Most Innovative Companies 2021 MIC Report, da Boston Consulting Group, divulgado nesta quinta-feira (15/4). Um dos destaques deste ano são as empresas do setor farmacêutico. Quem surge primeiro nesse grupo é a Pfizer, que ocupa a 10ª posição do ranking geral. Depois vêm Johnson & Johnson (20ª), Abbott (29ª), Merck (35ª), Moderna (42ª), Roche (48ª) e AstraZeneca (49ª).

A Pfizer e a Moderna estiveram em evidência com investimento na produção e entrega de vacinas contra o coronavírus em tempo recorde. Já a Abbott é uma das pioneiras no desenvolvimento de kits de teste para Covid-19.

A AstraZeneca não faz sua estreia no anuário, mas voltou a integrá-lo depois de não estar presente na última edição, assim como a Roche, responsável pelo pedido de uso emergencial do coquetel contra a Covid-19 da Regeneron no Brasil. A Johnson & Johnson, outra desenvolvedora de vacinas para combater a pandemia, permanece no relatório desde o ano passado.

No topo da lista, não é de se estranhar, estão as chamadas big techs, gigantes mundiais de tecnologia e informática como Apple, Alphabet (Google), Amazon e Microsoft (nesta ordem), seguida da incensada Tesla (automóveis elétricos).

De acordo com a Boston Consulting Group, ela reuniu as experiências de empresas que se destacaram ao apostar em inovações dentro de seus segmentos em um contexto desafiador, seguindo a máxima de que crise é também oportunidade.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“Existem setores e empresas que estão prosperando em plena crise e há outros setores que vão prosperar fortemente com as mudanças dos modelos mentais e comportamentais dos consumidores a partir das experiências testadas na pandemia”, revelou em entrevista recente à revista Forbes o professor e diretor do departamento de Administração da FEA-USP, Moacir de Miranda Oliveira Júnior, membro do comitê de direção do C4AI (Center for Artificial Intelligence), uma parceria IBM com a USP e a Fapesp.

“As indústrias farmacêuticas devem estar sempre à frente em inovação. Saúde é inovação”, assinala o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“As indústrias que investiram na luta contra o Covid-19 deslancharam, pois o mundo inteiro ainda está aterrorizado com tantas mortes e quer se proteger, utilizando diversas estratégias lançadas no mercado, sejam medicamentos ou vacinas”, acrescenta Poloni, destacando outro ponto. “O farmacêutico deve acompanhar todo esse processo, focado na melhoria de qualidade de vida dos pacientes, reduzindo os efeitos adversos de medicamentos”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS