Governo de SP vai convidar farmácias para campanhas de vacinação

Governo de SP vai convidar farmácias para campanhas de vacinação

Ontem (13/13), durante coletiva de imprensa com o Governo do Estado de São Paulo, o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip (foto), disse que conversou com o Governador, João Doria, sobre as campanhas de vacinação. De acordo com o médico, a ideia é firmar parcerias com as redes de farmácias privadas para disponibilizar o serviço de vacinas à população nas unidades. 

“Vamos convidar a rede privada para que participem de duas campanhas de vacinas, influenza e sarampo. Vamos falar com as farmácias, que têm profissionais [farmacêuticos] muito competentes em São Paulo. Eu vou conversar com as redes privadas para que elas nos auxiliem”.

Leia também: Como habilitar sua farmácia para a aplicação de vacinas

Ele destacou, ainda, que os postos de vacinação também continuarão funcionando normalmente: “A farmácia será o ‘algo a mais’, para o paciente que quiser tomar a vacina, e ela não terá nenhum custo”, enfatiza.

Iniciativa no Rio de Janeiro

De 03/03 até 07/03, a rede Drogaria Venancio ofereceu vacinação  contra o sarampo, gratuitamente, à população. A campanha, que funcionou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro foi tão bem-sucedida que o tamanho das filas nas portas das farmácias chamou bastante a atenção, conforme destacou a coluna do jornalista Ancelmo Góis.

A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico descobriu que, nos cinco dias da campanha, os farmacêuticos da rede vacinaram mais de 32 mil pessoas. Outra informação importante é que, além desta iniciativa, o grupo pretende firmar outras parcerias com a Prefeitura para continuar vacinando os pacientes.

Nas farmácias, pacientes entre 15 e 59 anos foram atendidos pelos farmacêuticos e puderam tomar a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) ou a dupla viral (sarampo e rubéola). Foi recomendado que todas as pessoas comparecessem aos locais com a carteirinha de vacinação.

Opinião da população 

Uma pesquisa realizada pelo ICTQ e publicada em 2016 com exclusividade no portal G1 apontou que 37,2 milhões de pessoas no país buscam por vacinas nas farmácias e drogarias. Esse número corresponde a 25% dos brasileiros, que indicam buscar ou desejam que se tenha esse tipo de serviço de saúde na drogaria ou na farmácia.

A busca por vacinas nas farmácias é maior nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde o índice de pessoas que buscam vacinas nas farmácias é de 27%. No Sudeste é de 24% e no Sul é de 21%.

Regulamentação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define por meio da RDC 197/17, os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação no Brasil. As farmácias necessitam preencher alguns critérios para o credenciamento do serviço, como, por exemplo, precisam apresentar uma área de recepção dimensionada de acordo com a demanda e separada da sala em que o paciente receberá a vacina.

Além disso, os farmacêuticos precisam de uma habilitação específica, com cursos que, inclusive, cumpram as exigências de conteúdos e cargas horárias. As regras são dispostas por meio da RE 654/18,  do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que estabelece os requisitos necessários para a prestação do serviço de vacinação pelos profissionais. Confira uma matéria completa publicada no Portal do ICTQ sobre o tema e saiba como habilitar sua farmácia para a aplicação de vacinas aqui.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS