Trump sugere tratar coronavírus com injeção de desinfetante ou banho de sol

Trump sugere tratar coronavírus com injeção de desinfetante ou banho de sol

Uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem causado repercussão em todo o mundo. Isso porque, o líder americano sugeriu um tratamento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), à base de injeções de desinfetante ou por meio da exposição à luz solar.

Em seu tradicional briefing na Casa Branca, realizado na última quinta-feira (23/04), Trump sugeriu: “Vejo que o desinfetante nocauteia o vírus em um minuto, em um minuto. E podemos fazer algo como uma injeção dentro ou quase uma limpeza", disse ele, ao se dirigir ao diretor da Divisão de Tecnologia e Ciência do Departamento de Segurança Nacional, Bill Bryan.

Em seguida, o presidente americano completou: “Como podem ver, chega aos pulmões e alcança uma cifra enorme nos pulmões, por isso seria interessante averiguar isso”, indicou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Mesmo sem embasamento científico, Trump ainda sugeriu no briefing outro método de tratamento para a Covid-19. Após ouvir de Bryan que testes mostraram como a luz solar pode matar o novo coronavírus em superfícies, em apenas 30 segundos, o presidente dos Estados Unidos ficou animado e soltou o seguinte questionamento: “Portanto, suponhamos que expomos o corpo a uma tremenda quantidade de luz, seja ultravioleta ou só uma luz muito potente. Acho que você mencionou que isso não foi testado”, disse ele, que ainda alfinetou o diretor do Departamento.

Nesse sentido, o presidente continuou: “Então, eu digo, suponha que você põe a luz dentro do corpo, o que se pode fazer através da pele de alguma outra maneira, acho que você disse que vão averiguar isso também”, acrescentou Trump, ainda em tom irônico.

Manifestações de especialistas

Imediatamente, a classe científica e até representantes de indústrias reagiram às afirmações do presidente americano, considerando a mensagem como irresponsável, no âmbito sanitário. O pneumologista, Vin Gupta, considerou as afirmações perigosas e fez um alerta: “Essa ideia de injetar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e é perigosa. É um método habitual para as pessoas que querem se matar”, disse o médico, em entrevista à rede de televisão NBC News.

A empresa Reckitt Benckiser, que produz a linha de desinfetantes Lysol e Dettol, reagiu por meio de um comunicado à imprensa dizendo que “sob nenhuma circunstância” seus produtos “devem ser administrados dentro do corpo humano (seja por meio de injeção, ingestão ou qualquer outra via)”.

As afirmações de Trump também geraram manifestações de inimigos políticos. O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou o atual presidente por meio de uma postagem no Twitter: “Luz ultravioleta? Injetar desinfetante? Antes de defender a ampliação do número de exames e equipamentos de proteção para profissionais de saúde”, escreveu ele, em sua rede social.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS