Congresso discute crédito para universitários, mas exclui alunos de Farmácia

Congresso discute crédito para universitários, mas exclui alunos de Farmácia

Em meio à pandemia, o Projeto de Lei (PL) 2377/20 propõe a criação de uma linha de crédito específica, por meio dos bancos públicos, para o financiamento das mensalidades de alunos da área de saúde da rede privada de ensino superior. No entanto, a proposta elaborada pelo deputado federal, Leonardo Ribeiro (Solidariedade-MT) (foto), exclui alunos do curso de Farmácia da lista de universitários que serão contemplados, caso a medida seja aprovada.

No artigo 1º, o PL define: "Esta lei cria uma linha de crédito, por meio dos bancos públicos, para o financiamento das mensalidades escolares para os estudantes no estágio final obrigatório ou no último ano dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, biomedicina e odontologia".  

Segundo o texto, que foi submetido para a aprovação no Congresso, com a medida, os bancos públicos serão obrigados a criar uma linha de crédito especial para financiamento das mensalidades escolares para os estudantes da área da saúde.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Contudo, em nenhum momento da proposta, alunos do curso de Farmácia são incluídos na categoria de estudantes da área da saúde: “A linha de crédito deverá beneficiar estudantes que estejam no estágio final obrigatório ou no último ano de graduação, mestrado, pós-graduação ou doutorado, dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, biomedicina e odontologia”, ressalta o PL, em um parágrafo no artigo 2º.

A linha de crédito terá caráter emergencial e temporário, para o pagamento das mensalidades, perdurando enquanto houver o estado de emergência de saúde pública ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A proposta que submeto à aprovação tem por finalidade proporcionar aos estudantes de ensino superior de medicina, enfermagem, fisioterapia, biomedicina e odontologia, o financiamento de suas mensalidades para o período correspondente ao estágio final obrigatório ou último ano de suas formações e, dessa forma, oferecer um suporte a esses estudantes nesse momento de crise, quando muitos estão colaborando no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19”, afirma o parlamentar, na justificativa do PL.

Como funciona

Em caso da proposta ser aprovada, os alunos terão um prazo de 12 meses de carência, após o término do curso, para que comecem a quitar seus respectivos financiamentos. A linha de crédito estipula juros que serão iguais ou inferiores a 5% ao ano.

“O que se propõe com o projeto é tentar equilibrar e ajustar o sistema, de modo a propiciar aos acadêmicos o término de seus estudos sem maiores transtornos durante esse período. Diante da gravidade do atual cenário, formar o profissional de saúde é vital, dado o reconhecido esforço que esse têm feito pela população”, afirma o deputado, em outro trecho da justificativa.

O documento do PL 2377/20 já pode ser acessado por meio do portal da Câmara dos Deputados (veja aqui). A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico tentou contato com o deputado, Ribeiro, mas não conseguiu retorno até a publicação desta matéria.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Política Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS