Dexametasona pode se tornar medicamento de controle especial para evitar desabastecimento

Dexametasona pode se tornar medicamento de controle especial para evitar desabastecimento

Após um estudo afirmar que o corticoide dexametasona é capaz de reduzir mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), o infectologista e coordenador do centro de combate à doença no Governo do Estado de São Paulo, David Uip, pediu aos líderes da Câmara dos Deputados que avaliem a possibilidade de restringir a dispensação do medicamento à retenção de receita de controle especial.

Isso, provavelmente, ocorrerá a exemplo do que já foi feito com a nitazoxanida (vendida com o nome comercial de Annita) quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a substância na Lista de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial pelo período da pandemia.

A informação foi divulgada pela deputada federal e líder do PCdoB no Congresso, Perpétua Almeida (AC), e publicada no Valor Econômico. De acordo com a parlamentar, em uma reunião com a presença de líderes partidários e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, Uip destacou que o medicamento é de baixo custo e pode ser encontrado com facilidade nas farmácias, embora o medicamento seja de tarja vermelha.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o infectologista, após a divulgação sobre o estudo dos pesquisadores britânicos, pode haver uma compra em massa da dexametasona pela população, fazendo com que pacientes que necessitam do fármaco para outras doenças fiquem sem o produto.  “Estamos apresentando um projeto em conjunto com todos os líderes e peço apoio para votarmos ainda hoje em plenário”, destacou a parlamentar do PCdoB-AC.

Riscos da automedicação

Muitos especialistas em saúde já emitem alertas sobre os riscos da automedicação com a substância. Vale destacar que o próprio estudo divulgado no Reino Unido afirma que o medicamento só é eficaz em pacientes com um quadro mais grave da Covid-19.

Nesse sentido, a médica pneumologista, Roberta Santis Santiago, explica que caso a droga seja administrada em pacientes sem sintomas severos, ou que não possuam uma inflamação sistêmica, seu uso não apresenta efeitos e ainda pode piorar o quadro da infecção. 

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

"As duas principais frentes de tentativa para tratar a Covid-19 ou estão ligadas à resposta inflamatória, ou para matar o próprio vírus. Se você tem um quadro leve da doença, mas está sem uma resposta inflamatória grave, se usar o corticoide nesse momento, aumenta a replicação do vírus, e piora a situação. Agora, se chegar uma hora que a inflamação é muito intensa, então, o corticoide pode ter uma resposta mais positiva", disse ela, em matéria publicada no portal Sempre Família.

Efeitos colaterais

Vale destacar que um dos efeitos colaterais da dexametasona é a imunossupressão, por isso, em casos em que o paciente apresente sintomas mais leves da doença, a substância pode atrapalhar as reações imunológicas do organismo contra a infecção. Por isso, principalmente em pacientes com Covid-19, a automedicação com essa substância pode ser perigosa. Sua administração deve ser realizada com prescrição médica e orientação do farmacêutico.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS