"Quem tem que opinar sobre medicamento é o farmacêutico", defende Governador

"Quem tem que opinar sobre medicamento é o farmacêutico", defende Governador

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), há muita discussão sobre possíveis substâncias que possam ser eficazes contra a doença. Nesse sentido, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), (foto), defende que quem deve opinar sobre medicamento é o farmacêutico, além de outros profissionais de saúde.

Por meio de um post nas suas redes sociais, o gestor público disse que acha errado o debate em torno da cloroquina ter entrado no âmbito político: "É um absurdo transformarem um medicamento em disputa política. Nunca pensei que chegaríamos a esse ponto. Quem tem que opinar sobre medicamento é o farmacêutico, cientista, médico, e não políticos”, destacou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já no vídeo divulgado na mesma postagem, ele continua: "Talvez o Brasil seja o único lugar do mundo, do planeta, que se comete esse crime, esse absurdo, de transformar o uso de medicamentos em disputa ideológica e partidária onde se criam polêmicas ou falsas polêmicas sobre medicamentos", disparou. 

Nas imagens, Costa usa os últimos estudos divulgados sobre a hidroxicloroquina para ilustrar sua ideia: “Tudo que eu sei, sobre esse medicamento, é que organismos internacionais proibiram a administração desse fármaco para o tratamento de Covid-19, por entender que ele não tem comprovação de efeitos benéficos. Ao contrário, tem provocado efeitos colaterais e levado até à morte algumas pessoas no mundo inteiro, isso é o que eu tenho lido, mas eu não tenho uma opinião formada porque não sou cientista", ressalta.

Recentes recomendações  

Na terça-feira (14/07), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) falou, novamente, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o uso da cloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A recomendação foi feita por meio do gerente de incidentes do novo coronavírus da Opas, Sylvain Aldighieri, durante uma coletiva de imprensa. Na ocasião, ele destacou que a OMS suspendeu o tratamento à base de hidroxicloroquina por "não observar benefícios no medicamento", nesse sentido, ele complementou afirmando que a organização "não recomenda o uso desse fármaco em pacientes com Covid-19".

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Últimos estudos

Na quinta-feira (16/07), cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, publicaram um estudo na renomada revista Annals of Internal Medicine, que revelou que a hidroxicloroquina não beneficia pacientes com sintomas leves da Covid-19.

O ensaio clínico randomizado avaliou 491 adultos infectados pelo novo vírus. Em cinco dias, a metade dos pacientes foram medicados por meio do tratamento com a hidroxicloroquina, enquanto os outros receberam um placebo.

Após duas semanas, a pesquisa concluiu que não houve diferença significativa na evolução do quadro da doença nos dois grupos. Inclusive, a taxa de mortalidade foi a mesma: 0,4%. 

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS