Governo cria grupo para estimular setor farmacêutico no Brasil

Governo cria grupo para estimular setor farmacêutico no Brasil

Por meio da portaria 2.792/20, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criou um grupo para estimular a indústria de medicamentos e insumos em território nacional. A iniciativa, intitulada GT-Farma, propõe políticas de desenvolvimento tecnológico e de incentivo à inovação e produção de matéria-prima para medicamentos no País. 

Incialmente, o grupo terá duração de 180 dias, contudo, esse período poderá ser prorrogado. A força-tarefa surge em meio à crise de falta de insumos importados, agravada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).   

"Basicamente, hoje você tem mais de 90% dos insumos fabricados na Índia e na China e um pouco na Europa, o que cria uma dependência", destacou o secretário de empreendedorismo e inovação do MCTI, Paulo Alvim, em entrevista publicada no jornal Fato. 

O surto ocasionado pelo vírus despertou um alerta na indústria farmacêutica nacional e mundial: a dependência de matéria-prima estrangeira para produção de medicamentos. O fato é que com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil, por exemplo, depende, fundamentalmente, de insumos que são importados. 

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Henrique Tada, o Brasil já chegou a ser um dos principais produtores de insumos do mundo. "Chegamos a ser, na década de 80, o quinto maior produtor de matéria-prima farmacêutica do mundo. Mas com a abertura do mercado, que aconteceu no início dos anos 90, essa fabricação foi bastante prejudicada”, destacou ele, cuja entidade participa do grupo de trabalho do MCTI. 

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Intenção  

Nesse sentido, a iniciativa do MCTI visa fomentar ações para que esse setor cresça novamente, com a intenção de consolidar a soberania nacional nesse segmento. 

No entanto, o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), Norberto Prestes, destaca que é muito difícil outro país ganhar autonomia total na produção de insumos. Contudo, ele ressalta que a iniciativa desenvolvida pelo MCTI pode trazer resultados positivos.   

"Em um mundo globalizado é difícil termos 100% de independência de importações. Mas precisamos ter pelo menos a autonomia tecnológica na fabricação de matéria-prima", afirma ele.  

Segundo dados da consultoria especializada IQVIA, atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Contudo, ainda assim depende, fundamentalmente, de insumos importados. Apenas entre setembro de 2018 e o mesmo mês de 2019, a movimentação econômica do varejo no setor foi de aproximadamente R$ 119 bilhões. 

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional 

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar. 

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Política Farmacêutica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS