Farmacêuticos reivindicam prioridade na vacinação contra Covid-19

Farmacêuticos reivindicam prioridade na vacinação contra Covid-19

O direito à vacinação contra a Covid-19 dos farmacêuticos se tornou uma briga insistente da Associação dos Farmacêuticos de Iporá, que luta para priorizar a imunização dos profissionais da cidade.

A farmacêutica Darlene Gonçalves, presidente da entidade, está à frente dessa luta. Ela tem reclamado insistentemente junto à Secretaria Municipal de Saúde para incluir os farmacêuticos como prioridade na agenda de vacinação da Covid-19.

No entanto, até o momento, esse direito ainda não foi conquistado, ampliando assim, o descontentamento dos profissionais. Os farmacêuticos defendem que precisam ser considerados como profissionais da área de saúde e, tal como os demais, deveriam já ter sido vacinados.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Darlene argumenta que o farmacêutico está exposto ao risco de contaminação pelo coronavírus, já que ele lida diretamente com o paciente, afinal, o primeiro local aonde o paciente vai, após ser diagnosticado com o vírus, é a farmácia.

“É inadmissível não terem incluído os farmacêuticos. Foi um erro grave e deixou uma categoria numerosa sem essa imunização”, reclama.

Nos próximos dias, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO) estará na cidade para discutir sobre esse tema. Segundo Darlene, a oportunidade servirá para defender a imunização dos farmacêuticos, assim como também dos balconistas de farmácia e de todos que atuam no estabelecimento, pois estão expostos à contaminação.

Ela concluiu que ainda pretende conversar om a Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Profissionais defendem a imunização dos farmacêuticos

Assim como Darlene, outros profissionais da área também saíram em defesa da imunização dos farmacêuticos.

Entre eles, o farmacêutico do Ministério da Saúde e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

Poloni ralata o contexto histórico do farmacêutico, que “sempre foi o cuidador da saúde das famílias, como boticário, proporcionando saúde e bem estar à população”. Entretanto, segundo ele, “com o avanço da medicina, infelizmente os farmacêuticos, muitas vezes, são esquecidos na composição de profissionais de saúde”.

Já no cenário atual, ele destaca que a classe ficou esquecida das prioridades da agenda de vacinação e, assim como Darlene, reforça o contato direto que esses profissionais estão com pacientes portadores do vírus.

“Em diversos municípios, houve esquecimento do farmacêuticos na inserção dos grupos prioritários à vacinação, ignorando o contato direto com os pacientes e demais profissionais de saúde potencialmente expostos ao novo coronavírus”.

Por fim, Poloni faz um desabafo para que os conselhos da classe atuem em defesa da vacinação dos profissionais, dando a eles o direito da vacina.

“Somos profissionais de saúde, temos direitos à vacinação, para um trabalho seguro. Cabe aos conselhos regionais de farmácia a intervenção junto aos gestores públicos a reivindicação de vacina contra o coronavírus para os farmacêuticos, consoante à agenda de vacinação prioritária do município”, finalizou.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS