Alícia Krüger, farmacêutica travesti, assume novo cargo no Ministério da Saúde

Alícia Krüger, farmacêutica travesti, assume novo cargo no Ministério da Saúde

A farmacêutica, sanitarista e epidemiologista travesti Alícia Krüger irá compor um cargo inédito no Ministério da Saúde. Ela fará parte da Assessoria de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde, que terá como missão equiparar o acesso e o atendimento do sistema de saúde a todos os brasileiros. A assessoria recém-criada tem ligação com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

A notícia da nomeação foi dada pela própria farmacêutica, que comemorou nesta terça-feira (17) pelo Instagram. “Como farmacêutica, sanitarista, epidemiologista e travesti, é com alegria que aceito esse grande desafio em minha carreira profissional em prol da construção de um SUS mais equânime e uma Vigilância em Saúde que visibilize todas as pessoas. Travestis e demais pessoas trans em espaços e posições de decisão: eis o lema da Democracia que volta ao país”, escreveu.

Formada em Farmácia 2015, ela é a primeira pessoa trans a se formar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Atualmente, é doutoranda em metabologia e endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O histórico de Krüger marca uma parceria de longa data com a pasta. Com especialização em gestão pública com atuação voltada a IST, Aids, tuberculose e hepatites virais, ela foi uma das autoras de um documento que orienta a prevenção combinada ao HIV e participou da equipe técnica que implementou o Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como política pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil.

Também fez parte do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta.

Krüger é consultora do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e coordena o grupo de trabalho de cuidado farmacêutico à população LGBTQIA+ e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Também lidera nacionalmente a Prescrição Farmacêutica de PrEP e PEP. Pelo Governo do Distrito Federal, foi uma das responsáveis pela implementação do serviço de farmácia clínica do Ambulatório Trans no estado.

A farmacêutica também tem especialização em hormonização para mulheres transexuais e travestis e em saúde reprodutiva para pessoas trans e mulheres cisgênero.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS