Suplemento sem registro na Anvisa usa imagem de Drauzio Varella

Suplemento sem registro na Anvisa usa imagem de Drauzio Varella

Famoso em todo Brasil, o médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Drauzio Varella, foi um dos convidados da edição de 2019, do ICTQ Station (evento promovido pelo ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico). No entanto, mesmo com todo o prestígio, ele não está livre dos perigos da internet. No dia 16/12, o especialista em saúde relatou ter sido vítima de um site que utilizou sua imagem para realizar uma falsa propaganda de um suplemento contra dores articulares, que não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em várias ocasiões públicas, o médico já declarou que jamais fez anúncio de qualquer medicação. Segundo ele, fazer propaganda para promover esse tipo de produto fere seus princípios éticos como médico. “Nunca fiz, nem nunca farei propaganda de remédios. Esses golpistas e estelionatários estão cada vez mais ousados. Não acreditem”, disse Varella, em nota enviada por sua assessoria ao Estadão Verifica.

A propaganda ainda usa a imagem do médico como se ele anunciasse  o suplemento, intitulado FlexxMais, como a solução definitiva para as dores nas articulações. Com uma página falsa, que imita todo o visual do site oficial de Varella, hospedado no UOL, a marca ainda usa uma foto do oncologista como se ele estivesse em uma entrevista para o Fantástico falando sobre o tal produto, fato que, definitivamente, nunca ocorreu.

Sem registro da Anvisa, a página ainda oferece uma ‘amostra grátis’ do produto, mas cobra um frete de R$ 29. Entretanto, os responsáveis pela comercialização informam no site que, após 14 dias do recebimento, será cobrado R$ 129 pela chegada de uma unidade mensal do suplemento.

De acordo com o Estadão, o telefone divulgado na página nunca atende às ligações e a linha pertence à empresa Clube Saúde & Bem Estar, em Jundiaí. No site, há possíveis declarações de supostos clientes que atestam a qualidade do produto. No entanto, as fotos dos compradores também são duvidosas, pois, pertencem a um banco de imagens na internet.

Vale lembrar que, em junho de 2019, Varella já havia divulgado um vídeo, por meio do seu canal no Youtube, alertando sobre o uso indevido de sua imagem em propagandas de medicamentos para emagrecer.

“Toda vez que vocês ouvirem dizer que eu estou fazendo propaganda de um medicamento, seja ele vendido nas farmácias ou não, é mentira”, diz ele, durante a gravação. “Por princípio, não faço propaganda de remédios, de jeito nenhum, muito menos dessas porcarias que correm pela internet e que não servem para nada”.

Outros casos

Devido ao prestígio nacional, o nome do médico já foi utilizado de forma ilegal em várias propagandas na internet. A agência de checagem Lupa encontrou três anúncios usando, indevidamente, a imagem do oncologista: um de suplemento contra dores articulares, em setembro de 2019; um de medicamento para reverter o diabetes, em dezembro do mesmo ano; e outro de remédio contra perda de memória, em janeiro de 2020.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS