Centenas de medicamentos vencidos são encontrados em depósito

Centenas de medicamentos vencidos são encontrados em depósito

A prefeitura de Juruti (PA) está investigando a origem de centenas de medicamentos com data de vencimento expirada encontrados em um depósito na cidade, revelou o Jornal Tapajós, da TV Tapajós/Globo.

No depósito foram encontrados diversos tipos medicamentos, desde farmácia básica, passando por controlados e até injetáveis, todos com validade vencida.

As equipes da prefeitura encheram cerca de 200 sacos de lixo com os medicamentos. Segundo o executivo municipal, estão sendo feitos levantamentos sobre a origem desses medicamentos e serão tomadas providências para descarte adequado dos produtos.

Em junho de 2020, foi publicado o Decreto Federal 10.388 que institui no Brasil o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares de uso humano vencidos ou em desuso, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores, mais conhecido como ‘descarte correto de medicamentos’, conforme informou o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA).

O decreto estabelece que os consumidores deverão efetuar o descarte desses medicamentos de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

A legislação também prevê que sejam instalados pontos físicos para recebimentos de medicamentos descartados e que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de medicamentos domiciliares disponibilizem informações sobre farmácias, drogarias ou outros locais nos quais os consumidores poderão efetuar o descarte.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

A partir do decreto, no prazo de dois anos, todas as capitais brasileiras e municípios com população superior a 500 mil habitantes deverão contar com pontos de coletas para medicamentos vencidos. Já para os municípios com população superior a 100 mil moradores, o prazo foi estendido para até cinco anos.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações. O CRF-PA lembra que grande parte da população desconhece os impactos de substâncias descartadas em lixos comuns ou vasos sanitários, além do que, não existiam até então, legislações específicas sobre o tema e políticas públicas de conscientização sobre o assunto.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmácia, Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS