Pesquisa revela setor bem avaliado e farmácias preferidas dos consumidores

Pesquisa revela setor bem avaliado e farmácias preferidas dos consumidores

Levantamento da consultoria CVA Solutions, subsidiária da norte-americana CVM, revelou que o varejo farmacêutico cresceu no conceito dos consumidores brasileiros. A pesquisa destacou também as drogarias preferidas – as regionais são percebidas como as de melhor custo benefício, enquanto as grandes redes lideram em força da marca, revelou a revista Exame.

De acordo com a pesquisa, realizada em março deste ano com 5.430 pessoas e batizada de CVA Varejo Drogarias 2021, o ramo de drogarias está sendo mais bem avaliado pelos consumidores do que outros segmentos da saúde como Planos de Saúde, Hospitais e Laboratórios, sendo que há também recorrência. “O consumidor realiza compra em drogarias uma vez a cada 15 dias, apresentando variações dependendo da rede”, salientou à revista o sócio-diretor da CVA Solutions Sandro Cimatti.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Por conta do isolamento social e aceleração do e-commerce das drogarias, 25,9% dos entrevistados afirmaram fazer compras on-line. Em 2019, 21,4% afirmou o mesmo, segundo a CVA. A região que mais adere a esse meio é a Grande São Paulo, onde 47,4% das pessoas costumam comprar medicamentos pela internet, enquanto que na região Norte do país apenas 12% faz isso. Houve aumento também dos consumidores que aderem aos programas de fidelidade, sendo 34,2% neste ano, versus 31,2% em 2019.

Dos respondentes à enquete, 70% procuram as drogarias para comprar medicamentos. E há crescimento de 2% na busca de itens de higiene e beleza nos últimos dois anos, chegando a 16%. Entre os que compram medicamentos, 88% costumam adquirir genéricos, sendo a Medley a marca preferida para 60% deles, seguida da Neo Química (52,8%) e Eurofarma (50%).

No ranking de valor percebido destacaram-se as drogarias regionais, tendo Coop, São João, Venâncio, Drogaria 24 Horas e Ultrafarma na ponta da tabela. De acordo com o diretor da CVA, isto se deve pela característica que a drogaria tem no Brasil. “Em grande parte do País o farmacêutico realiza atendimentos como de UBS, a exemplo de aferir a temperatura e pressão, recomendar um médico especialista etc. Este tipo de serviço é bastante valorizado pelo consumidor”.

O papel do farmacêutico ganhou ainda mais relevância na pandemia, e ele deve estar atendo às demandas dos seus pacientes, observa o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“O farmacêutico pode utilizar vários aspectos para contribuir com a saúde do paciente. Atualmente, nós temos uma variedade muito grande de marcas de medicamentos, de genéricos e similares, que geralmente são mais baratos que os de referência. Então, cada farmacêutico, dentro das medidas legais, pode fazer essa substituição, obedecendo a legislação vigente”, salienta Poloni.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Outro ranking da pesquisa da CVA diz respeito ao poder das marcas. Em 2021, a Drogasil conquistou o primeiro lugar do ranking em força de marca, passando a concorrente Pague Menos, líder no ano anterior. Em terceiro, surge a Droga Raia, do mesmo grupo da Drogasil, seguida da Drogaria SP e Ultrafarma.

“A força da marca mostra a capacidade de atrair clientes e a boa fama, enquanto o valor percebido traz outros aspectos como atendimento, rapidez, conveniência, variedade de produtos e mais”, assinalou Cimatti.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Varejo Farmacêutico, Comércio Varejista

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS