Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

38% compram remédio controlado em Fortaleza sem receita

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Mais de um terço da população de Fortaleza, 38%, consome medicamento controlado, tarja preta ou vermelha, sem prescrição médica, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). A pesquisa foi realizada em novembro e dezembro de 2012 em 12 capitais brasileiras e divulgada nesta semana.

Consumo de Remédio sem Receita

População de Belém consome remédio controlado sem receita

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Cerca de um em cada quatro moradores de Belém consome medicamento controlado, tarja preta ou vermelha, sem prescrição médica. É um dos consumos mais indiscriminados do País, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e o Instituto de Pós-graduação para Farmacêuticos (Ictq). A parcela belenense é bem superior a média nacional (20%) e só fica atrás dos índices apontados em Fortaleza (38%), Goiânia (33%), Salvador (25%) e Rio de Janeiro (25%). De acordo com o estudo, o remédio virou um produto de uso comum e isso aumenta a compra sem receita.

Identifique o Perfil dos Consumidores

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Pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ ajuda a traçar as características dos clientes que adquirem produtos de higiene pessoal nas farmácias. O consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC) no Brasil em farmácias e drogarias está crescendo a cada ano, aponta estudo realizado pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos. Trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para os estabelecimentos, que precisam conhecer o perfil desses consumidores a fim de desenvolver ações voltadas para eles, evitando a ruptura, treinando os colaboradores e, consequentemente, ampliando as vendas.

Preferência do consumidor de medicamentos

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Redes de farmácias e drogarias são escolhidas de forma espontânea e estimulada. Resultados apontam que a regionalização é o forte, o que acirra cada vez mais a concorrência

Consumo de remédio sem receita é maior em Fortaleza

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Aproximadamente 20% dos brasileiros consomem medicamento controlado (tarja preta ou vermelha) sem receita médica, segundo uma pesquisa do Datafolha e do Ictq (instituto de pós-graduação para farmacêuticos).

Expansão de genéricos perde fôlego

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Arquirrivais no segmento de genéricos, a brasileira EMS e a Medley, controlada pela francesa Sanofi, disputam palmo a palmo cada espaço nas prateleiras das farmácias do país. A estratégia adotada por essas empresas e concorrentes - a política agressiva de descontos - até então era a principal arma para avançar em participação de mercado. Essa prática, contudo, chegou ao seu limite, segundo especialistas ouvidos pelo Valor. "A farra dos descontos está acabando", disse uma fonte.

Ganhos dos genéricos ao consumidor

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Brasileiros economizaram aproximadamente R$ 34 bilhões em uma década comprando medicamentos genéricos. A conta pode ser bem maior se forem contabilizados os descontos que a indústria passou a oferecer para medicamentos de marca.

Um profissional indispensável

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Valorização farmacêutica fica comprovada com dados divulgados em pesquisa inédita no segmento para a saúde do consumidor. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante, sendo uma parte essencial para a saúde do consumidor. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos. O estudo, feito em 12 capitais brasileiras, inclusive Goiânia, ouviu 1.611 pessoas e traçou que o consumidor está dando importância à presença do farmacêutico na farmácia, uma vez que ele ajuda na escolha do produto correto. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante para 95% dos entrevistados brasileiros e 68% consideram o farmacêutico uma parte essencial .Os dados da região metropolitana de Goiânia revelam números semelhantes à pesquisa nacional.

Perfil do consumidor de Medicamentos

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A maior parcela dos compradores de farmácias e drogarias é do público feminino, exerce atividade remunerada e pertence à classe c. Cinquenta e cinco por cento dos compradores de farmácias e drogarias são do sexo feminino e possuem em média 41 anos de idade. Os consumidores do sexo masculino somam 45%. A evidenciação deste dado foi revelada pela pesquisa Perfil do Consumidor de Medicamentos no Brasil 2013, realizada pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos.

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