Portal do Aluno

A carreira do Farmacêutico Auditor

Farmacêutico Auditor

PERFIL

A carreira de farmacêutico auditor é atualmente uma das mais concorridas e valorizadas do mercado industrial. Com o avanço das legislações na área farmacêutica e a crescente preocupação com a qualidade dos medicamentos, cosméticos, farmoquímicos e suplementos alimentares, essa carreira ganhou notória visibilidade.

No que se refere à carreira de farmacêutico auditor existe uma carência no mercado de profissionais capazes de realizar auditorias em parques fabris fora do Brasil, a fim de propor adequação dessas empresas às normas brasileiras, para assim possibilitar a exportação de seus produtos para o nosso mercado. Outro profissional supervalorizado é aquele capaz de realizar auditorias em empresas brasileiras para verificação de cumprimento de normas internacionais.

Como a carreira de farmacêutico auditor é mais demandada pelo mercado industrial as maiores oportunidades profissionais estão em polos como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

Farmacêuticos que residem em Manaus e Brasília já podem vislumbrar oportunidades nessa carreira em suas respectivas cidades, visto que indústrias farmacêuticas de médio e grande portes têm instalado suas plantas industrias nessas capitais.

Essa carreira exige do profissional conhecimentos aprofundados em normas nacionais e internacionais que se aplicam ao mercado farmacêutico. Capacidade de concentração, discrição e aptidão para tarefas administrativas são imprescindíveis. Ter domínio da língua inglesa é importante para acessar a regulamentação técnica da área e auditar empresas em outros países. O espanhol é um diferencial para quem pretende seguir esta carreira.

O QUE FAZ

Na função de auditor líder:

- Coordena e realiza as auditorias planejadas;

- Representa a equipe auditora quando necessário;

- Determina os procedimentos e técnicas utilizados no processo de auditoria;

- Define o processo de organização e efetivação de auditorias;

- Responsabiliza-se por analisar a eficácia dos procedimentos de correção adotados;

- Organiza os documentos e conduz a equipe que realizará a auditoria delineada;

- Dirige as reuniões da auditoria;

- Forma auditores para sistemas de qualidade, por meio da realização de cursos;

- Exibe e explana as condições da auditoria;

- Segue as normas e padrões de qualidade vigentes, os princípios do código de ética profissional e as normas disciplinares da auditoria;

- Libera o relatório final, contendo os resultados da auditoria;

- Realiza treinamento e avalia os profissionais envolvidos na realização da auditoria;

- Conserva documentos obtidos a partir dos procedimentos de auditoria;

- Assessora a administração no que se refere às áreas de ação das auditorias.

Na função de auditor:

- Auxilia o auditor-líder;

- Realiza processos de auditoria, de acordo com seu designo;

- Realiza observações e as documenta;

- Executa as atividades em concordância com os princípios do código de ética profissional e normas disciplinares da auditoria;

- Forma farmacêuticos auditores, por meio da realização de cursos;

- Participa de bancas examinadoras de concursos, pós-graduação e processos de seleção de farmacêutico auditor.

ONDE ATUA

- Indústrias;

- Consultorias

- Órgãos regulatórios dos governos, municipais, estaduais e federal.

FAIXA SALARIAL

De R$ 3.000,00 a R$ 20.000,00

COMO SE PREPARAR

O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para quem pretende seguir carreira como farmacêutico auditor. Uma pós-graduação na área de auditoria é imprescindível para o exercício da carreira.

Além da formação específica é comum que os profissionais auditores tenham experiência de atuação na área a ser auditada, por exemplo: um profissional que pretenda realizar auditorias em indústrias farmacêuticas terá mais facilidade para essa tarefa caso tenha exercido, anteriormente, a carreira de farmacêutico industrial.

Outro ponto relevante da preparação dessa carreira é a atualização quanto às mudanças regulatórias do setor em que o profissional realiza auditorias. Para isso é indicado o acompanhamento das legislações por meio do Diário Oficial da União.

O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece o curso Gestão da Qualidade e Auditoria em Processos Industriais. O curso conta com mais de 100 horas de estudos práticos de temas como Métodos e Práticas de Auditoria, Qualificação e Validação e Sistemas de Qualidade na Indústria Farmacêutica.

As empresas do setor valorizam substancialmente o conhecimento adquirido nesse curso do Instituto dentro dos currículos dos profissionais. Algumas indústrias, inclusive, levam a especialização do ICTQ para dentro de suas empresas, como é o caso da Prati-Donaduzzi, no Paraná, por considerarem a formação fundamental na valorização e crescimento de seus profissionais.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco