Portal do Aluno Portal do Aluno

Opinião sobre assuntos farmacêuticos

Partição de comprimidos – Você é conivente com essa prática?

| 22 views

O procedimento de partir comprimidos ao meio é muito comum entre usuários, cujas necessidades de tratamento não são atendidas por medicamentos industrializados, com suas dosagens padronizadas para produção em alta escala. Além de obter, teoricamente, a quantidade de fármaco prescrita, o paciente visa economizar dinheiro, o que torna a prática de divisão de partes um grande atrativo, já que o dobro da dose em geral custa menos do que o dobro da dose necessária. O que muitos adeptos deste método não sabem é o enorme risco que correm.

O farmacêutico que edificou a Farmácia Clínica no Brasil

| 14308 views

A farmácia clínica moderna começa com o final da Segunda Guerra Mundial com o lançamento de diversos fármacos e a introdução de uma tecnologia farmacêutica de produção em larga escala. Com essa mudança, os farmacêuticos começam a repensar o currículo dos cursos de Farmácia, principalmente nos Estados Unidos. O eixo da profissão começa a mudar da manipulação para a assistência aos usuários.

Método Mcdonald's para o mercado farmacêutico

| 29410 views

A McDonald's  Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de hambúrguers, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países, através de 35 mil pontos de vendas. Sediada nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma hamburgueria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1955, o empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado e, em seguida, comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.  Essa história foi contada recentemente pelo filme Fome de Poder, sucesso de bilheteria no mundo.  Mas com o que uma rede de lanchonetes poderia contribuir na formação de um farmacêutico?

Farmacêutico – Protagonista ou figurante?

| 909 views

Depois de 11 anos formado em Farmácia e já ter passado por diversos ramos da atividade, deparo com um cenário bastante diferente daquele que vivi enquanto estudante. Os tempos eram meio sombrios e me atormentava o fato de não saber como seria a minha profissão quando concluísse o curso. Mas, algo dentro de mim prospectava uma esperança de dias melhores para a classe farmacêutica, e inquietava-me a mente com tamanha curiosidade.

A atuação do farmacêutico na saúde estética

| 27939 views

Qualquer farmacêutico bem informado sobre a profissão é capaz de notar que temos nos aproximado, cada vez mais, do cuidado direto ao paciente. Esse é realmente o futuro da profissão farmacêutica no Brasil: a atuação clínica.

E SE A LAVA-JATO FOSSE NO MERCADO FARMACÊUTICO?

| 45224 views

No dia 17 de março de 2014 foi deflagrada a primeira fase do que conhecemos hoje como “Operação Laja Jato”. Naquele dia não fazíamos ideia da catarse que este conjunto de investigações, conduzidas pela Polícia Federal, causaria no país. As 47 fases da operação autorizada pelo Juiz Sérgio Moro terão lugar garantido nas páginas dos livros de história.

Como administrar uma farmácia para gerar lucros

| 24539 views

O pai da Administração Moderna, Peter Drucker sempre enfatizou que um negócio tem que dar lucro com a venda que ele tem hoje e esta é a postura defendida pelos grandes especialistas da administração. Quando as vendas vão mal, o farmacêutico gestor logo pensa que deve ser por causa dos preços altos ou da falta de promoções na farmácia.

Porque as farmácias insistem em copiar o Big Brother Brasil?

| 38868 views

Você se lembra do fuzuê causado pelo primeiro BBB? O reality estreou na telinha, na emissora Globo, em janeiro de 2002, há exatos 16 anos. Desde a primeira edição, cujo vencedor foi Kleber Bambam, até hoje, o programa fez muitas celebridades. Sabrina Sato, Grazi Massafera e o deputado Jean Wyllys são os maiores expoentes da geração pay-per-view. No entanto, assim como no mercado de ações, no show business uma formula que fez sucesso no passado não garante o sucesso no presente. Antes de fazer o link do meu raciocínio com o mercado farmacêutico, eu lhe pergunto: Como anda o modelo de negócios do Big Brother Brasil?

Cuidados na utilização de medicamentos em idosos

| 11808 views

Estima-se que reações adversas a medicamentos (RAM) ocorrem, pelo menos, duas vezes mais na população idosa do que na jovem. Esse é o motivo para internação de 25% dos indivíduos com mais de 80 anos. Há outros estudos, entretanto, relatando que mais de 60% dos idosos hospitalizados apresentaram uma RAM. Infelizmente, as estimativas são de que 42% dos pacientes com 85 anos ou mais, 30% daqueles com idade entre 75 anos e 84 anos e 18,5% das pessoas com 55 anos a 64 anos apresentaram reação adversa a medicamentos grave ou até mesmo fatal.

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco