Portal do Aluno

Carreira & Sucesso Profissional

Carreira & Sucesso

Planos e metas do profissional de hoje: Atualizar e maximizar conhecimentos, ampliar network, buscar por novas habilidades, novas competências e graças a esse esforço, ser reconhecido.

Reconhecimento é a motivação de grande maioria dos profissionais que orientam suas carreiras pelo desenvolvimento. Essa nossa motivação, é natural e comum, por causa do ambiente extremamente competitivo de nossa atual sociedade e mundo corporativo.

A graduação seguida de pós - graduação tornou-se requisito básico para quem busca cargos gerenciais e ascensão de carreira em empresas e indústrias brasileiras. Segundo o Guia Exame de 2009, no Brasil, 42% dos jovens tem como prioridade o auto desenvolvimento profissional. E as empresas apostam nestes jovens...

Em 2008, a Eurofarma investiu 2,1 milhões de reais em treinamento e desenvolvimento. Neste ano, 247 profissionais farmacêuticos iniciaram cursos de Pós-Graduação no ICTQ entre agosto e outubro. Vale a ressalva de que não são somente as "pessoas físicas" que buscam por reconhecimento a partir do desenvolvimento. As pessoas jurídicas também! A Eurofarma por exemplo, quer ser o maior laboratório farmacêutico do Brasil, até 2015.

De um modo geral todos querem crescer, evoluir e serem reconhecidos. A partir disto, percebe-se que a "grande pergunta" dos profissionais que buscam por reconhecimento é: Onde e como investir em desenvolvimento profissional?

Temos que considerar sete pontos:

1° Antes de pesquisar e comparar cursos, conheça e entenda seu "momento" profissional. É muito importante reconhecer em que ponto você está, e onde você deseja chegar. Faça um plano estratégico, trace metas e objetivos. Somente a partir disto comece a analisar e considerar qual é a especialização ideal para você e para sua carreira. Isto com certeza irá evitar com que você perca tempo e dinheiro... Minha dica para você: Faça um coaching!

2° É importante saber: Cursos de Pós-Graduação confere o título de especialista, é Lato Sensu e é recomendado para quem já está no mercado e quer direcionar seus conhecimentos para uma área específica ou ainda, para aqueles que buscam por uma reciclagem de conhecimentos. O MBA - Master of Business Administration, é recomendado para aqueles que buscam por aperfeiçoamento e conhecimentos de gestão de uma área específica. O MBA, também confere o título de Especialista (Lato Sensu). Já o Mestrado é indicado para quem busca desenvolver conhecimentos relacionados ao ensino e pesquisa acadêmica de uma área e/ou ciência. Hoje em dia tem sido muito valorizado por empresas, principalmente da área de tecnologia. O Mestrado confere o título de Especialista Stricto Sensu.

3º Leia e conheça a Resolução nº1, de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação, publicada no D.O.U. d e 08/06/07, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós–Graduação em qualquer faculdade, universidade ou instituição no Brasil. Se você não tiver tempo hábil para leitura, observe sempre se o curso tem duração mínima de 360 horas se exige trabalho ou monografia de final de curso, mínimo de 75% de presença dos alunos e se o mesmo tem corpo docente constituído por 50% de mestres e doutores.

4° Prazo de validade: Na hora de investir em educação continuada, o título, a universidade ou instituição que promove o curso é importante, mas não é o principal. O nome da IES (Instituição de Ensino Superior) ou os títulos acumulados e relacionados no currículo tem prazo de validade quando se é colocado á prova diariamente os conhecimentos que você declara ter. É comum, vermos profissionais "gabaritados" serem sumariamente despedidos em função de grotescos erros técnicos. Fique atento à proposta de programação e métodos de aplicação de conhecimento. Se o método de ensino da IES em questão, ainda for pedagógico, ligue o "pisca alerta". A pura e simples aula expositiva, provas e avaliações de "v ou F', resumos e etc, trazem pouco ou nenhum resultado prático em termos de novas habilidades e competências.

5° Busque conhecer de perto a Instituição ou Universidade. Procure indicações com ex-alunos para saber que diferença o curso fará em sua carreira. Atente-se para o tipo de empresa que estes ex-alunos trabalham e que cargo ocupam. A referência de quem já fez ou ainda faz o curso de sua intenção, é também um ponto importante para você medir a credibilidade e o conceito do curso e da instituição no mercado.

6º Não procure mágicas, pois elas não existem. Um bom curso de Pós - Graduação tem que durar no mínimo de um a dois anos, de acordo com a disponibilidade do aluno. Fuja dos cursos com tempo em meses muito curtos.

7º Avalie bem a relação custo benefício. Nem sempre os cursos mais caros do mercado são os melhores. Preço não é sinônimo de qualidade. Em certas instituições se vende mais marca do que conhecimento. Compare corpo docente, carga horária e metodologia entre as concorrentes. Relacione tudo isto aos valores de investimento. A partir daí avalie o que de fato traz mais retorno.

Considerados os pontos citados, sinta-se pronto para escolher o melhor para você e para sua carreira profissional. Lembre-se de que conhecimento é poder, e o poder pode trazer prestígio e reconhecimento profissional. No final, o investimento em seu desenvolvimento profissional pode sempre render os melhores juros.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco