Portal do Aluno Portal do Aluno

A CARREIRA DO FARMACÊUTICO EMPREENDEDOR

Carreira Farmaceutico Empreendedor

PERFIL

A carreira empreendedora na área de Farmácia é a que oferece maior possibilidade de retorno financeiro. O empreendedor farmacêutico é um dos principais agentes de transformação da sociedade ao seu redor, gerando empregos diretos ou contribuindo para a saúde da população.

Devido ao grande leque de possibilidades de empreendimentos farmacêuticos - de pequenas drogarias a grandes indústrias - não existe limitação geográfica para atuação nessa carreira, principalmente no que se refere ao empreendedor de varejo farmacêutico, que pode atuar inclusive nas menores cidades brasileiras.

Ser empreendedor exige do profissional, antes de qualquer coisa, um perfil voltado para o que é inovador e desafiador. O empreendedor é proativo e é motivado pela autorrealização, pelo desejo de assumir responsabilidades, pelo desafio de gerenciar riscos e de ser independente. Conhecimentos aprofundados em administração de empresas, gestão financeira e técnicas de negociação (além de ter algumas habilidades, como comunicação, liderança e criatividade) tornam-se imprescindíveis para se exercer a carreira.

O QUE FAZ

- Prospecta oportunidades de negócio no ramo farmacêutico;

- Cria empresas para atuar nos mais diversos ramos da farmácia;

- Traça estratégias de crescimento da sua empresa;

- Monitora os indicadores administrativos da empresa;

- Lidera a equipe de funcionários;

- Negocia com fornecedores;

- Acompanha os índices de satisfação dos clientes;

- Participa ativamente na criação dos produtos oferecidos pela empresa;

- Acompanha ou realiza a gestão financeira da empresa;

- Relaciona-se com os stakeholders do negócio;

- Faz o gerenciamento de crises.

ONDE ATUA

Ele empreende em:

- Indústrias farmacêuticas;

- Empresas de logística farmacêutica;

- Consultorias especializadas;

- Farmácias e drogarias;

- Farmácias magistrais;

- Indústrias cosméticas;

- Distribuidoras de medicamentos;

- Laboratórios de análises clínicas;

- Instituições de ensino farmacêutico;

- Empresas de home care;

- Laboratórios de equivalência e bioequivalência farmacêutica.

FAIXA SALARIAL

O céu é o limite... Nesta carreira não se tem salários, e sim pró-labore. As contabilidades ao abrir um novo negócio estabelecem pró-labore mínimo de R$ 5.000,00. O Limite superior pode chegar a milhões de reais, dependendo do sucesso do empreendimento.
COMO SE PREPARAR

O curso de graduação na área de Farmácia é importante para empreender no setor, no entanto é comum que empresários sem este curso empreendam no mesmo mercado. Independentemente da graduação cursada, é imprescindível uma pós-graduação voltada para o setor de administração e gestão estratégica desses tipos de empresas. Dependendo do envolvimento do empreendedor com a parte técnica do negócio, é importante também uma especialização, visto que muitos empresários farmacêuticos acumulam as atividades gerenciais e técnicas.

Para empreendedores iniciantes indicamos o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos que atua como agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento de pequenos negócios.

O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece os cursos de pós-graduação Gestão e Responsabilidade Técnica de Farmácias e Drogarias, Administração Estratégica de Drogarias e Farmácias e Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica. Outro curso importante para empreendedores do varejo farmacêutico é a pós-graduação em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica, que dá uma visão técnica do comércio farmacêutico no Brasil.

Como indicação de leitura, é altamente recomendável o Anuário do Mercado Farmacêutico 360º, que é lançado anualmente pelo ICTQ. A publicação oferece conteúdos como modelos de negócios no segmento farmacêutico, liderança, gestão comercial e pesquisas mercadológicas que mapeiam o comportamento do público-alvo de empreendimentos farmacêuticos.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco